MAIS

    Índia: presos todos os suspeitos de estupro coletivo contra brasileira

    Por Laura Braga

    Todos os oito suspeitos de envolvimento no estupro coletivo contra a turista brasileira Fernanda Santos, na Índia, foram presos. A informação foi confirmada nesta terça-feira (5/3) pelo superintendente da Polícia Nacional Indiana, Pitamber Singh Kherwar.

    O crime ocorreu na última sexta-feira (1º/3), no distrito de Dumka, no estado de Jharkhandna, no nordeste do país. A turista, que é influenciadora digital, viajava em uma moto, acompanhada do marido, quando foi atacada por um grupo.

    O caso gerou grande repercussão. Em coletiva de imprensa, Kherwar informou que os presos serão levados a julgamento. Os homens foram detidos em Dumka e levados para a delegacia de Hansdiha, que fica perto do acampamento onde o crime aconteceu.

    A identidade e a nacionalidade dos presos não foram divulgadas até o momento.

    Pena de morte na Índia

    Quem comete o crime de estupro no país pode pegar pena de morte, instituída em 2012 para casos do tipo após um dos registros mais violentos e chocantes do país.

    À época, uma jovem de 23 anos morreu após ser estuprada por seis homens que a atacaram em um ônibus, em Nova Déli, e chegaram a violar a vítima com uma haste metálica.

    O jornal Times of India relatou que uma outra turista foi estuprada na mesma localidade em que estava a brasileira Fernanda Santos menos de 24 horas depois de a influenciadora ter sido estuprada.

    Ainda assim, os casos registrados de estupro na Índia estão bem abaixo dos índices brasileiros: em 2022, o governo indiano computou cerca de 31.500 pessoas estupradas. Já no Brasil, no mesmo ano, foram 74.930 vítimas, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública.