MAIS

    Um estado americano não faz parte do tratado da Otan, e isso precisa mudar, dizem especialistas

    Por Brad Lendon , CNN

    A Suécia se tornou o mais novo membro da Otan no início desse mês, se juntando a 31 nações na aliança de segurança, incluindo os Estados Unidos. Bem, os 49 dos 50 estados americanos.

    Porque, por uma peculiaridade geográfica e histórica, o Havaí não está tecnicamente abrangido pelo pacto da Otan.

    Se uma potência estrangeira atacasse o Havaí – digamos, a base da Marinha dos EUA em Pearl Harbor ou o quartel-general do Comando Indo-Pacífico a noroeste de Honolulu – os membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) não seriam obrigados a defender o estado do Aloha.

    “É a coisa mais estranha”, diz David Santoro, presidente do think tank Pacific Forum em Honolulu, que acrescentou que mesmo a maioria dos residentes do Havaí não tem ideia de que o seu estado está tecnicamente à deriva da aliança.

    “As pessoas tendem a presumir que o Havaí faz parte dos EUA e, portanto, está coberto pela Otan”, diz ele. Mas, admite, a dica está no nome da aliança – Organização do Tratado do Atlântico Norte.

    O Havaí fica, claro, no Pacífico e, ao contrário da Califórnia, do Colorado ou do Alasca, o 50º estado não faz parte do território continental dos EUA que atinge o Oceano Atlântico Norte na sua costa oriental.