MAIS

    PF desarticula banco criado por grupo criminoso para lavar dinheiro do tráfico no Pará

    Por Fantástico/ TV Globo

    A Polícia Federal desarticulou um banco criado por grupos criminosos para lavar dinheiro do tráfico internacional de drogas. O First Capital Bank surgiu há 4 anos, segundo a PF, e foi descoberto depois de uma denúncia anônima de 2022, que culminou em uma operação em sete estados e no Distrito Federal.

    Uma denúncia anônima, de julho de 2022, levou os policiais a um sítio em Curuçá, no Pará, onde foi encontrada mais de uma tonelada de cocaína. Duas pessoas foram presas em flagrante, e celulares foram apreendidos.

    Depois de meses de investigações, a polícia deflagrou uma operação no dia 4 de abril, que culminou na prisão de 12 pessoas e a apreensão de computadores, carros de luxo, dinheiro vivo e joias em uma das sedes do grupo, em São Paulo. A Justiça Federal determinou a suspensão das atividades do banco e o bloqueio de valores nas contas da empresa.

    As investigações mostraram que os criminosos contratavam pescadores locais para transportar cocaína em barcos pesqueiros, que eram adaptados com um fundo falso para esconder a droga até chegar ao litoral, de onde seriam enviadas para a Europa e a África. O dinheiro da venda da carga era lavado no First Capital Bank.