MAIS

    Em Manchester, mando eu! United vence City e conquista a Copa da Inglaterra

    Por CNN Brasil

    O velho ditado diz que “clássico é clássico e vice-versa”. E o Manchester United fez valer a máxima. Na manhã deste sábado (25), os Diabos Vermelhos fizeram grande primeiro tempo, marcando duas vezes, se seguraram na etapa final e venceram o supercampeão Manchester City por 2 a 1 para ficar com o título da Copa da Inglaterra.

    É o 13º título do lado vermelho de Manchester na FA Cup, a competição mais antiga do mundo: antes, venceu em 1909, 1948, 1963, 1977, 1983, 1985, 1990, 1994, 1996, 1999, 2004 e 2016. É também o primeiro troféu desde a Copa da Liga Inglesa no ano passado.

    Fica a dúvida agora se o técnico Erik ten Hag vai permanecer em Old Trafford. Isso porque, antes do clássico, a imprensa britânica dava como certa a saída do treinador holandês, independentemente do resultado em Wembley, em Londres.

    O lado azul de Manchester, por outro lado, perde a chance de mais uma dobradinha seguida — tetracampeão consecutivo da Premier League, os citizens ainda tinham vencido a Copa da Inglaterra e a Champions League em 2022/23.

    O City, porém, não tem do que reclamar da temporada que chega ao fim. Além do tetra consecutivo da Premier League e do sexto título em oito edições do Campeonato Inglês sob comando de Pep Guardiola, os citizens conquistaram os inéditos títulos do Mundial de Clubes e da Supercopa da Europa.

    A vitória, de qualquer forma, amplia o domínio do United sobre o City no retrospecto do clássico. São 79 vitórias, 53 empates, 61 derrotas, 275 gols marcados e 273 gols sofridos pelos Diabos Vermelhos na história do Dérbi de Manchester. Além disso, é uma revanche pela decisão perdida na Copa da Inglaterra do ano passado.

    Competições europeias

    Com o fim da temporada local, os ingleses já sabem quais times estarão nas competições europeias da temporada que vem. O Manchester United — apenas oitavo colocado na Premier League, mas campeão da FA Cup — vai para a Europa League ao lado do Tottenham, quinto na Liga.

    Os quatro melhores do Campeonato Inglês — Manchester City, Arsenal, Liverpool e Aston Villa — vão para a Champions League. Sexto colocado da Premier League, o Chelsea herdou a vaga para a Conference League que teria o Liverpool, campeão da Copa da Liga.