MAIS

    Entenda treta entre Luana Piovani e Neymar por PEC sobre praias

    Por g1

    Luana Piovani e Neymar estão trocando farpas desde o início da semana nas redes sociais e tudo começou com um projeto que está no Congresso.

    A atriz chamou Neymar de “péssimo cidadão” enquanto ele a chamou de “louca” em uma discussão por causa da PEC que quer transferir da União para a iniciativa privada os terrenos beira-mar.

    O projeto já foi aprovado na câmara e seguiu para a Senado. Com isso, a atriz se uniu a ambientalistas em uma campanha contra uma PEC, que acusa de permitir a “privatização” das praias.

    Neymar entrou na história porque anunciou a parceria com uma construtora para um condomínio beira-mar. Com isso, passou a ser acusado pela atriz de se beneficiar com o projeto – o que o jogador e a empresa responsável pelo condomínio negam.

    Nesta matéria, o g1 explica o motivo da briga, o que está em jogo com a PEC e o que disseram o jogador e a atriz.

     O que diz a PEC das praias?

    A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) quer retirar da União a propriedade exclusiva sobre os chamados terrenos de marinha. Essas são áreas na costa marítima brasileira, incluindo as praias e o contorno de ilhas.

    É possível construir casas e empreendimentos nessas regiões, mas, nesse caso, os proprietários estão sujeitos ao regime de aforamento. Isso faz com que, mesmo podendo morar ou empreender na área, eles tenham que pagar à União uma taxa anual.

    ➡️ O ponto na proposta que levanta a discussão é que com a regra atual a União segue sendo a dona, mas caso a proposta seja aceita, isso muda.

    A PEC já foi aprovada pela Câmara dos Deputados, mas seguiu para o Senado Federal, onde ainda não foi votada.

    O que Luana Piovani diz sobre a PEC?

    A PEC é criticada por ambientalistas, que citam o risco de privatização de praias com o projeto e a ocupação desenfreada das áreas beira-mar.

    Com isso, foi criada uma campanha contra a proposta nas redes sociais envolvendo atrizes, ambientalistas e influenciadores. Entre elas, Luana Piovani. Na quinta-feira (30), a atriz publicou uma série de vídeos em suas redes pedindo que as pessoas se posicionassem contra a PEC.