A Justiça de São Paulo está investigando um caso de golpe envolvendo o líder religioso Valdemiro Santiago e seu ex-genro, o empresário Filipe Iannie. Segundo a investigação policial, Iannie é acusado de tentar aplicar um golpe milionário contra Santiago, envolvendo falsificação de documentos e associação criminosa. A informação é do portal Uol.
O caso remonta a novembro de 2023, quando Iannie se tornou réu sob acusação de tentar obter ilegalmente R$ 15 milhões de Valdemiro Santiago. O empresário teria agido em represália ao término de seu casamento com Raquel Santiago, filha do líder da Igreja Mundial do Poder de Deus.
Segundo informações do processo, obtidas pela reportagem do Uol em segredo de Justiça, Iannie teria falsificado um documento de confissão de dívida, assinado por Valdemiro, para garantir uma suposta dívida de R$ 15 milhões. Esse documento foi usado como base para a apreensão de uma aeronave pertencente à empresa de Valdemiro, a Intertevê, sob alegações de uma dívida inexistente com o Nacional Bank.
Valdemiro Santiago procurou o 1º Distrito Policial de São Paulo, na Sé, na tarde de 11 de março de 2023, para registrar um boletim de ocorrência contra Iannie, que também foi procurador do apóstolo.
A investigação da polícia revelou que o esquema criminoso foi planejado e executado por meio de mensagens de texto, principalmente pelo aplicativo WhatsApp. O diálogo entre Iannie e seu advogado, Felício Rosa Valarelli Júnior, foi crucial para os investigadores, mostrando detalhes da falsificação e do plano para se apropriar da aeronave.