A deputada Carla Zambelli, eleita pelo PL de São Paulo, usou a cota parlamentar para pagar passagens aéreas para o Ceará. Entre 2023 e 2024, a verba custeou 14 voos da parlamentar que pousaram no aeroporto de Fortaleza (CE). Os trajetos custaram mais de R$ 23 mil.
No primeiro semestre deste ano, houve uma intensificação das idas à capital cearense pagas pela Câmara, já que, nos primeiros meses do ano passado, foram três bilhetes emitidos e, em 2024, sete.
O marido de Carla Zambelli, Coronel Aginaldo (PL), é pré-candidato à Prefeitura de Caucaia, cidade da Região Metropolitana de Fortaleza.
Vale destacar que os regulamentos da Câmara dos Deputados não preveem restrições para o uso de recursos fora do estado de origem do deputado, desde que o gasto esteja ligado à atividade parlamentar.
Levantamento do Metrópoles encontrou 14 bilhetes relacionados a voos ao aeroporto de Fortaleza entre janeiro do ano passado e abril deste ano. Os cartões de embarque foram emitidos pelo Sistema de Gestão de Passagens Aéreas (Sigepa), que permite aos deputados e assessores a realização de reservas de passagens aéreas.