O dia mundial do chocolate é comemorado neste domingo, dia sete de julho, sendo celebrado neste dia pois seria a suposta data em que o chocolate alcançaria os solos europeus pela primeira vez, aproximadamente no século XV.
Sua origem remonta à América Central, onde era utilizado pelo povo Olmeca, cerca de 1500 a.C., aparecendo novamente com os Maias e Astecas, mas ainda em versões diferentes da que conhecemos nos tempos de hoje.
A partir da paixão das pessoas pelo doce, novas versões foram surgindo, seja com frutas, açúcar cristalizado, amendoins e outros doces como caramelos e marshmallows. Com esse mesmo intuito, de juntar o chocolate à cultura regional do estado, Leandro Brasil, que é fisioterapeuta, mas tem grande paixão pelo chocolate, decidiu criar a marca Além do Cacau, que visava levar um pouco do Acre dentro do doce, e para isso decidiu colocar farinha no chocolate.
Brasil conta que a marca já está no mercado há três anos, e explica que percebeu uma oportunidade de mercado no estado, já que o acreano tem buscado maior qualidade nos chocolates que consome, entretanto ele buscava um diferencial para a marca.
“Nós nunca tínhamos visto chocolate com farinha de mandioca, claro que tinham chocolates produzidos por alguns parceiros que faziam já com cupuaçu, com açaí e outras coisas regionais, mas eles não são da Amazônia, então queríamos deixar nossa marca”, explica ele.
Brasil diz que a ideia veio de sua esposa, de aproveitar a crocância da farinha para trazer uma textura diferente para o produto. “Foi um processo longo até chegarmos ao ponto correto, foi cerca de um ano até acharmos o jeito certo de fazer o produto”.
Além disso, a mistura surgiu com uma referência a um costume de muitas famílias no estado, de comer farinha junto ao leite condensado como sobremesa após as refeições, juntando a crocância de um com o adocicado do outro.
Atualmente a rede conta com duas unidades, uma na capital do estado do Acre, Rio Branco, e outra em Foz do Iguaçu, no Paraná, e juntas elas somam cerca de mil barras do “O Acre Existe” mensalmente, nome dado ao chocolate exclusivo da marca acreana. Além do chocolate com a farinha, outros produtos locais como a castanha do Brasil e o cupuaçu estão sendo estudados para integrarem a linha de produtos