MAIS

    Mais de 22 mil alunos da rede municipal têm aulas suspensas por causa da fumaça em Rio Branco

    Por Renato Menezes, g1

    Pelo menos 22 mil estudantes de Rio Branco tiveram as aulas suspensas por conta da fumaça que encobre a região. Na capital do Acre, 100% das 91 unidades de ensino, dentre escolas de ensino infantil, fundamental e creches, foram afetadas. A medida foi tomada na última segunda-feira (2) por meio da assinatura de um decreto de emergência municipal, e é válida de terça (3) a sexta (6).

    Nos últimos dias, a cidade está encoberta por uma densa camada de fumaça causada pelas queimadas que tem ocorrido não apenas no Acre, mas também nos estados vizinhos, Amazonas e Rondônia, e se estabeleceu, segundo a plataforma IQ air, como uma das mais poluídas do país.

    A classificação da plataforma, nesta terça (3), aponta um índice acima de 700 µg/m3 (microgramas por metro cúbico) de material particulado em Rio Branco, mais de 40 vezes acima do que é recomendável pela OMS, que é de 15 µg/m3.

    Rio Branco conta com 75 unidades escolares de 1º ao 5º ano. Há ainda mais cerca de 16 creches, totalizando mais de 90 unidades. Caso a qualidade do ar, que atingiu o nível ‘perigoso’ na segunda e ainda perdura nesta terça, melhore, a previsão é de que as aulas retornem na próxima segunda (9).