Depois de um hiato de oito anos longe do comando do executivo da Terra do Abacaxi, o médico ginecologista Rodrigo Damasceno ( Progressistas), trocará novamente o jaleco pelo gabinete da gestão municipal, com o apoio de 9.765 eleitores de Tarauacá. Isto é, um total de 45,16% dos votos válidos.
E nesta terça-feira (22), o ginecologista cumpre seu plantão na maternidade do município, como tem feito desde que voltou com o diploma no início da segunda década deste século. E na oportunidade, Damasceno recebeu a reportagem do site Portal Estado do Acre Notícias, para falar de sua expectativa para os próximos quatro anos vindouros. Na qual suas decisões serão cruciais para o êxito dos seus conterrâneos.
Na entrevista, ele aborda diversos temas, como será a lida com os seus aliados. Além disso, também aposta nos conselhos e experiência da vice-prefeita para ajudar lograr êxito nas políticas da gestão, bem como salienta que os futuros secretários terão que falar uma língua só.
P- Quais suas expectativas para esse novo mandato ?
*Rodrigo Damasceno*-
Tô muito determinado a dar o meu melhor para que possamos fazer uma boa gestão. Ainda não tivemos acesso a todos os dados das contas porque a equipe de transição ainda não foi autorizada pela atual gestão. Contudo, vejo com boas perspectivas o momento econômico que nosso país vive se transformar em oportunidades em nossa cidade.
P- Como a experiência do mandato anterior servirá para fazer um trabalho bem melhor que o anterior?
*Rodrigo Damasceno*-
Ah sim, tanto que recentemente fui a AMAC (Associação dos Municípios do Acre) e me senti em casa. Com afinidade sobre como funciona o andar dos projetos e o trânsito que vamos ter em Brasília (Governo Federal) e Rio Branco (Governo do Estado) vai nos dar subsídios para conseguir mais Investimentos. Bem como, a calmaria que o tempo nos deu para não nos precipitar diante dos desafios.
P- Qual será o papel da vice-prefeita Marilete Vitorino na gestão, além dos já previstos em lei?
*Rodrigo Damasceno*-
A Marilete é uma pessoa experiente. Já foi prefeita e será uma boa conselheira. Tenho certeza que a experiência dela irá somar.
P- Algum dos ex-secretários da gestão passada farão parte da sua equipe?
*Rodrigo Damasceno*
Ainda não entrei nesse quesito de definir nomes. O que vou exigir é que a Política seja uma só. Não vamos ter como ver secretário puxando para um lado e a gestão para o outro. O Político principal, que vai ganhar o desgaste ou o mérito será eu, então, secretário (a) tem que saber seu papel diante da oportunidade que receberá. Caso contrário, como ninguém terá vaga garantida, podemos ter mudanças, vai depender também do seu resultado.
P- Você foi eleito por uma frente ampla de partidos. Como vai administrar isso para não criar animosidade entre aliados ?
*Rodrigo Damasceno*
Ganhamos com uma frente ampla e com chapa pura. Temos que ter esse entendimento! Fizemos um esforço gigante para mostrar aos nossos aliados a importância de permanecer unidos, pois iríamos governar com todos, agora, chegou a vez de termos gestos também nesse sentido.
P- O que povo pode esperar da gestão em relação a saúde, educação e melhoria de ruas ?
*Rodrigo Damasceno*
A saúde teremos que colocar os postos para funcionar e, ir além, trazendo as especialidades, valorizando os servidores e buscando mais recursos. A Educação temos que restabelecer o diálogo com a categoria e melhorar a qualidade do ensino em especial na zona rural que está crítica a situação. E as ruas, a população terá que ter uma paciência conosco para aguardar o verão para trabalhar de forma mais intensa.
P- Como vai enfrentar o maior problema do município que é as enchentes? Pensa em adquirir terras para doar as famílias?
*Rodrigo Damasceno*
P- Vamos dar a assistência às famílias que já moram em área de risco. Mas temos que colocar com urgência o plano diretor para funcionar. Estimulando as parcerias público/privada e trazendo moradias pelo Minha Casa , Minha Vida para trazer bairros planejados para Tarauacá. Vamos mudar com o conceito de uma cidade à beira de rio para uma cidade à margem da BR.E para finalizar peço calma aos nossos aliados. A transição ainda nem começou e já vejo gente queimando a largada! Quando isso ocorre, temos uma mal sinal sobre o comprometimento de fato dessa pessoa com a gestão como um todo. Tudo tem sua hora certa para acontecer.
E para a população saibam que terão de mim, meu maior empenho para fazer a diferença por nossa cidade que sempre vou querer, desejar e fazer o melhor por Tarauacá!