MAIS

    Marechal Thaumaturgo realiza sua 1ª Conferencia Municipal de Meio Ambiente

    Por Assessoria

    “Emergência Climática – O Desafio da Transformação Ecológica.”

    Nos últimos anos, o mundo tem sofrido com eventos climáticos extremos – como grandes secas, inundações, históricas ondas de calor, incêndios florestais, aumento do número de tornados e furacões… Só em 2024, diversos países estão enfrentando grandes problemas em consequência da crescente mudança climática.

    Em maio deste ano, o Brasil vivenciou uma de suas piores tragédias climáticas ocorridas no estado do Rio Grande do Sul, que teve grande parte de suas cidades tomadas pelas águas com a maior enchente de sua história, gerando destruição e deixando milhares de desabrigados.

    Em nosso estado, neste mesmo ano de 2024, mais de 20.00 pessoas ficaram desabrigadas devido as históricas alagações, aonde 17 das 22 cidades acreanas ficaram em situação de emergência por conta do transbordo de rios e igarapés.

    Em nosso município, neste mesmo ano, houve uma das maiores secas já registrada, a qual, além de afetar as produções agrícolas – com a perda de extensas áreas de plantações de alimentos e mortandade de várias espécies animais essenciais para a subsistência das comunidades ribeirinhas, povos originários e da população em geral. O número de queimadas também foi elevado, sem falar da grande enchente que ocorreu no início do ano, aonde mais de 7 mil pessoas, foram afetadas pela cheia e mais de 1.200 tiveram que sair de casa.

    Procurando dar sua resposta e contribuição ao enfrentamento e combate das mudanças climáticas, a Prefeitura Municipal de Marechal Thaumaturgo/AC na pessoa de seu gestor maior, Prefeito Valdélio Furtado através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (SEMATUR) – Secretário Cleudon França, atendendo convocatória do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), realizou ao longo dos dias 05 e 06 de dezembro sua 1ª Conferencia Municipal de Meio Ambiente (1ª CMMA/MTH) – constituindo-se em instância de participação social que tem por atribuição a definição de propostas sobre Emergência Climática para subsidiar a implementação da Política Nacional sobre Mudança do Clima.

    A 1ª CMMA/MTH teve por objetivo analisar, propor e deliberar propostas com base na realidade local, e eleger pessoas delegadas para 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente, nos termos da Portaria do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) Nº. 1. 079 de 10 de Junho de 2024, que convoca a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente – 5ª CNMA. Assim como a Nacional, a 1ª Conferencia Municipal de Meio Ambiente de Marechal Thaumaturgo tem como tema “Emergência Climática – O Desafio da Transformação Ecológica”.

    O inédito evento no município foi realizado na sede do Legislativo Municipal e contou com um publico total de mais de 100 (cem) participantes credenciados nos 02 (dois) dias de evento, dentre órgãos do poder publico municipal, estadual e federal, sociedade civil, exército brasileiro – destacamento especial de fronteira Thaumaturgo de Azevedo, Instituto Yorenka Tasorentsi, Associação Jovens Guerreiros da Floresta, colaboradores municipais, estudantes do ensino fundamental e médio, professores, ativistas ambientais, profissionais da área e autoridades municipais.

    O histórico evento, com participação da sociedade, objetivou ainda fortalecer – com ideias e propostas, o sistema de administração da qualidade ambiental do município, definindo diretrizes para as políticas ambientais do município. Evento que foi encerrado com a eleição dos delegados (as) representantes da sociedade civil e poder público que representarão o município de Marechal Thaumaturgo na Conferencia Estadual de Meio Ambiente convocada para os dias 13 e 14 de março de 2025.