MAIS

    Projeção coloca Amazonas como sexto maior PIB do país em 2024

    Por Lucas Santos, Acrítica

    O Amazonas deve fechar o consolidado de 2024 com um Produto Interno Bruto (PIB) de 5,2%, o sexto maior do Brasil e o quarto da região Norte. À frente dele só estão os estados da Paraíba (6,6%), Rio Grande do Norte (6,1%) e Tocantins (6%), que ficou com o maior índice do Norte. A projeção foi divulgada pelo Assessoramento Econômico do Banco do Brasil (BB), que já estima um crescimento de 2,6% para o Amazonas em 2025.

    O maior responsável pelo resultado do estado foi o PIB do setor de Serviços, que acumulou 5,7% de acordo com as projeções, seguido por 4,5% no PIB da Indústria. A única queda detectada foi no setor Agropecuário, com 0,9% negativos, muito em virtude dos impactos da estiagem recorde nas safras. Os dados utilizados datam do mês de outubro e ainda podem se alterar.

    Segundo o relatório, o Amazonas acumulou a maior alta entre as unidades federativas no setor de serviços, com um crescimento de 9,3% no ano. De acordo com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), o Amazonas bateu recorde de importações até novembro de 2024, superando em mais de US$ 2,3 milhões os valores do mesmo período de 2023. O estado importou matéria prima para transformar em componentes nacionais, demonstrando os efeitos positivos do setor industrial sobre o comércio e os serviços.