A vice-governadora Mailza Assis é candidata natural ao governo do Acre uma vez que em abril de 2026 deve assumir o comando do Executivo. Contudo, além estar não entre os nomes favoritos do eleitor, ela ainda tem a concorrência do presidente da Aleac, Nicolau Júnior , ambos filiados ao Progressistas.
Ciente da ambição do correligionário, ela foi à Casa Legislativa dizer que pretende disputar o governo. E juntos deram aos mãos.
Semelhante a chapa do Progressistas de 2022, com Gladson e Mailza juntos. O cenário da legenda deve seguir puro sangue. Mas com uma diferença, onde a vice-governadora foi posto na chapa majoritária para evitar uma crise maior no grupo do candidato à reeleição. Agora Mailza e Nicolau dependem mutuamente um do outro.
Ela vai estar no cargo de governadora. Isto é, cargos e máquina pública sob sua gerência. Já Nicolau, além de ter a caneta e o controle do legislativo, tem reduto no Juruá, com as Prefeituras de Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul aliadas de primeira hora do parlamentar. Sem contar o apoio do empresariado local. Isso fortaleceria o grupo.