MAIS

    “Postos de Saúde da BR-364 têm recursos e o sistema do CNES aponta atendimento, mas população desconhece”, diz Vereadora em resposta ao prefeito Rodrigo Damasceno

    Por Redação

    Na sessão de terça-feira (11), a Vereadora Nerimar Lima ( Veinha do Valmar) apresentou três requerimentos pedindo informações a Prefeitura de Tarauacá a partir de quando as UBS da BR-364 voltaria a oferecer atendimento à população rural. Além disso, ela também solicitou informações sobre a devolução do veículo que presta apoio aos moradores.

    O outro questionamento da vereadora diz respeito da emissão de passagens do TFD aos pacientes do município. 

    Após a publicação da matéria, o prefeito foi as redes sociais dizer que o veículo está sendo concertado, uma vez que ele estava vazando óleo. Ele também afirmou que a gestão passada emitiu 900 mil reais de passagem somente em 2024, sendo mais de mil unidades, somente no período eleitoral. Por isso, estava sem recursos, prometendo encontrar soluções e levar o caso aos órgãos de controle. 

    A vereadora Nerimar gravou um vídeo dizendo não ter nada contra o gestor , mas que foi eleita para cobrar as melhorias em prol do povo. No vídeo, ela mostra documentos que a Secretaria Municipal de Saúde tem alimentado o CNES mostrando que as UBS têm recursos e presta atendimento de segunda a sexta-feira, mas os moradores desconhecem isso. Inclusive, moradores com o pé cortado, procuraram atendimento, mas UBS estava com as portas fechadas, diferente da realidade virtual. ” Eu quero que o prefeito me mostra um receituário médico emitido nas UBS da BR-364 para algum morador nesse período”.

    Em relação ao veículo, o motorista que fazia esse translado afirma que foi entregue o carro funcionando. Tem até vídeo mostrando o estado do carro, sem danificação, imagens e depoimentos de outras pessoas contam terem visto o carro circulando nas vias da cidade. ” Somente hoje, após a matéria, o carro foi recolhido ao pátio do Polo de Saúde Indígena”, afirma a parlamentar. 

    No tocante as passagens de TFD, a vereadora respondeu da seguinte forma: ” Não importa quem esteja certo, a gestão passada ou atual, mas o povo que precisa dessas passagens não pode ficar esperando. Se teve erros em relação a emissão das passagens, quem fez isso que pague . Mas o povo não pode ficar a mercê de discusso”.

    identificacaoEstabelecimento-2 identificacaoEstabelecimento-1 identificacaoEstabelecimento FNS - NOVEMBRO FNS - Fundo Nacional de Saúde (5)