MAIS

    Rumores sobre aliança entre CV e PCC: saiba o que está por trás da negociação

    Por Luan Julião, A Tarde

    As duas principais facções criminosas do Brasil, o Comando Vermelho (CV) e o Primeiro Comando da Capital (PCC), estariam negociando uma trégua entre os blocos “Tudo 2” e “Tudo 3”, conforme apontam rumores que circulam desde o ano passado. O objetivo da aliança seria a flexibilização das regras do Sistema Penitenciário Federal (SPF), que impõe restrições severas aos principais chefes das organizações criminosas, incluindo a proibição de visitas íntimas e contatos limitados com advogados e familiares.

    A possibilidade de um acordo entre as duas maiores organizações criminosas do país tem sido monitorada em presídios estaduais, como o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. A informação foi inicialmente divulgada pelo portal Metrópoles, que revelou indícios da negociação.

    Em entrevista ao portal A TARDE, o advogado Vinícius Dantas, Mestre em Segurança, Direito Penal e Direitos Humanos pela Universidade de Salamanca, na Espanha, e pós-graduado em Criminologia, explicou os impactos de uma possível união entre PCC e CV.