O cantor pop iraniano Mehdi Yarrahi, autor de uma música que pede às mulheres que retirem seus véus islâmicos de cabeça, foi acusado de rebelião contra o regime e condenado a 74 chibatadas, além de um ano de prisão. Após receber sua punição, ele indicou que não pretende mudar seu discurso e que estava pronto para pagar “o preço da liberdade”.
Mehdi Yarrahi irritou as autoridades iranianas ao apoiar o movimento “Mulher, Vida, Liberdade”, que tomou conta do país em 2022, após a prisão de Mahsa Amini, uma jovem morta pela polícia depois de ter sido detida, acusada de usar o véu islâmico de forma inadequada.
Em 2023, para marcar o aniversário de um ano do início dos protestos populares, Yarrahi lançou “Roosarito”, uma canção na qual incitava as mulheres a deixar de usar o hijab, o véu imposto pelo regime, que deixa apenas o rosto à mostra, cobrindo cabeça, orelhas e pescoço.
Com refrão “Tire teu véu, seu perfume melhora o ar que respiramos (…) Meu amor, não tenha medo, dance”, a música é acompanhada de um clipe no qual mulheres aparecem, sem o acessório, dançando em casa, enquanto o cantor entoa o ritmo pop em um estúdio.