MAIS

    Prefeito Valdelio Furtado e secretários realizam visitas técnicas em lavouras de café e granjas de suínos e aves para implantação dessas cadeias produtivas em Marechal Thaumaturgo

    Por Leandro Matthaus

    A Prefeitura de Marechal Thaumaturgo, sob a gestão do prefeito Valdelio Furtado já investiu mais de R$ 15 milhões na entrega de equipamentos e implementos agrícolas para produtores rurais do município. Além disso, tem proporcionado segurança alimentar aos produtores, assegurado o escoamento da produção e assistência técnica, das duas principais cadeias produtivas da região, tais como o feijão e mandiocultura.

    Além de fomentar e impulsionar a comercialização de lavouras brancas, a Prefeitura, por meio da Secretaria municipal de Agricultura, busca diversificar a produção agrícola no município, com a implantação da lavoura de café e criação de suínos e aves na região.

    Vale mencionar, que nos últimos dois anos e meio, mais de duzentos produtores familiares foram contemplados com o programa de açudagem da Prefeitura de Marechal Thaumaturgo, ou seja, dezenas de famílias foram beneficiadas com a confecção de tanques para a criação de peixes.

    Cleonilton Santos e Joab Souza se reúnem com Nildson e equipe da SEMAPA

    Nesta semana, o prefeito Valdelio Furtado, junto com os secretários Joab Souza, de Agricultura, e Cleonilton Santos, Planejamento e Finanças, estão em Cruzeiro do Sul, fazendo visitas técnicas e reuniões com o Secretário de Agricultura local, com a equipe do SENAR e Banco da Amazônia, visando a troca de experiência e conhecimento das linhas de crédito do Pronaf, cursos de capacitação para os produtores e conhecimento do processo de criação de suínos, aves e a implantação da lavoura cafeeira.

    Reuniões de quarta-feira (12)

    Reunião com o chefe da SEMAPA, Nildson

    O secretários Joab e Cleonilton se reuniram com Nildson Moura , Secretário Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento de Cruzeiro do Sul, visando a troca de experiência no compartilhamento de conhecimento, para poder cada vez mais melhorar o atendimento aos produtores do município e auxiliar no crescimento da economia.

    Secretários Cleonilton Santos e Joab Ferreira com o Gerente do Basa Acredita, Alisson Negreiros.

    Outra agenda de suma importância para os agricultores thaumaturguenses foi com o Alisson Negreiro, gerente do Basa Acredita. Que é um programa de microcrédito voltado para o pequeno produtor da agricultura familiar. Na qual disponibiliza financiamentos para as atividades em avicultura, suinocultura, agropecuária, pesca artesanal e hortaliças. “Estamos dialogando para levar esse programa (Basa Acredita) para Marechal, para poder facilitar os nossos agricultores acessarem a linha do Pronaf B. Que é voltada para os produtores familiares”, afirma Joab.

    Prefeito Valdelio Furtado e secretários reunidos com o superintendente do SENAR, Marcelo Diógenes

    E finalizaram o dia de agendas com o Marcelo Diógenes, superintendente regional do SENAR de Cruzeiro do Sul. Foi sinalizado que até o final do ano, será aplicado quatro cursos de capacitação pelo órgão em parceria com a Secretaria de Agricultura. Destarte, que foi acordado a implantação da primeira Assistência Técnica Gerencial (ATEG), onde serão atendidos diversos produtores com assistência especializada nas cadeias de piscicultura e cafeicultura.

    Na quinta-feira (13), junto com o prefeito Valdeio Furtado, os secretários Joab e Cleonilton foram conhecer de perto as granjas de criação de aves do produtor Marcos, e de confinamento de suínos do empresário Platini Ferreira. Nesta agenda eles estavam acompanhados do gerente regional do SENAR, Marcelo Diógenes e do Engenheiro Agrônomo especialista em suinocultura na região Antônio Marcos. “Nós podemos observar as estruturas, a forma de criar, justamente, aquilo que a nossa gestão pensa para a agricultura familiar do nosso município. Com uma pegada mais familiar. Que pode vir da certo e a gente torce para isso”, disse o prefeito Valdelio Furtado.

    Visita a lavoura de café com o professor Dr. Leonardo

    Os gestores também conheceram os viveiros e plantações de café, assistido pelo professor Dr. Leonardo Tavella, da Universidade Federal do Acre, referência no plantio de lavoura de café na Região do Juruá.

    “Quero fazer um agradecimento especial ao senhor Donário e o Raimundinho do Peixe por nos receberem e mostrarem suas estruturas. Onde podemos verificar que dá certo fomentar essa cultura em nossa região”, agradeceu o secretário de Planejamento e Financias.