Ícone fashion, o bandage dress (vestido de bandagem, em tradução livre), criado pelo estilista francês Hervé Léger na década de 1990, está de volta ao guarda-roupa das it girls do momento, como Hailey Bieber e Kaia Gerber. Conhecido pelo visual estruturado e colado ao corpo, o vestido tornou-se símbolo de uma sensualidade sofisticada, exaltando as curvas femininas com elegância e firmeza.
Vem conferir!
Hailey Bieber com bandage dress roxo
A história do bandage dress
Embora sejam frequentemente associados ao estilista francês Hervé Léger, os vestidos estilo bandagem foram, na verdade, criados na década de 1980 pelo designer tunisino Azzedine Alaïa.
Leia também
-
Inverno 2025: saiba as principais tendências para a temporada de frio
-
Hailey Bieber vende a Rhode, sua marca de beleza, por US$ 1 bilhão
-
Casamento de Justin Bieber e Hailey está “insuportável”, diz site
-
Vestidos de cintura baixa são tendência para apostar no verão
Inspirado nas múmias do Egito Antigo, Alaïa desenvolveu uma peça que realçava as curvas do corpo feminino por meio de tecidos leves, como viscose e seda, que se moldavam à silhueta de forma natural, em vez de restringi-la.
Modelos nos bastidores do desfile de Azzedine Alaïa
Azzedine Alaïa e Grace Jones
Desfile de Azzedine Alaïa
Sob o olhar criativo de Hervé Léger
Na década de 1990, o estilista francês Hervé Léger criou a sua versão do bandage dress: com tiras elásticas que modelavam e ajustavam a peça ao corpo. O glamour minimalista de sua versão conquistou celebridades nas passarelas e tapetes vermelhos ao longo dos anos 1990 e 2000. O vestido se popularizou entre ícones, como a supermodelo Cindy Crawford, ajudando a consolidar uma estética que une poder e feminilidade.
Hervé Léger pós-desfile, em 1992
Cindy Crawford usando vestido Hervé Léger
Desfile ready-to-wear primavera/verão 1997, por Léger
Confira o desfile primavera/verão de 1997, de Hervé Léger:
Com a evolução da tendência durante os anos 2000, os vestidos passaram a ser vistos como parte da estética clubwear, diferentemente do que era visto na alta-costura. Personalidades como Kim Kardashian, Victoria Beckham, Lindsay Lohan e Paris Hilton, foram alguns dos nomes que deram destaque às criações de Léger.
Victoria Beckham em 2007
Kim Kardashian em 2010
Revival dos vestidos para a geração atual
O revival recente da estética dos anos 2000 contribuiu para o retorno do modelo às vitrines e redes sociais. Marcas contemporâneas, como a britânica House of CB, reinterpretam o bandage com tecidos mais leves, recortes estratégicos e cores atuais. Recentemente, a varejista lançou, inclusive, uma coleção intitulada Bandage Is Back (Bandagem está de volta, em tradução livre).
Campanha da coleção de bandagem da varejista britânica House of CB
Releitura moderna da peça
Bandage dress com os acessórios do momento
Entre as it girls da atualidade, o vestido de bandagem segue em alta. Hailey Bieber, por exemplo, escolheu um modelo roxo da Saint Laurent para prestigiar o evento Fashion Trust U.S., em abril deste ano. Já Kaia Gerber apostou em uma releitura inspirada no look all-white, assinado por Hervé Léger, usado por sua mãe, Cindy Crawford, no Oscar de 1993.
Hailey Bieber no Fashion Trust U.S. Awards 2025
Modelo Kaia Gerber usa vestido branco Hervé Léger
Cindy Crawford e Richard Gere no Oscar de 1993
Confira celebridades que entraram na tendência dos vestidos de bandagem ao longo dos anos:
5 imagens
Fechar modal.
1 de 5
Paris Hilton
David Becker/Getty Images for Tryst Nightclub2 de 5
Lindsay Lohan
Dimitrios Kambouris/WireImage for Bragman Nyman Cafarelli3 de 5
Miranda Kerr
Dimitrios Kambouris/WireImage/Getty Images4 de 5
Irina Shayk
Amy Sussman/Getty Images for IMG5 de 5
Vanessa Hudgens