Celebração da morte de Jesus
Muito tempo atrás, Deus revelou uma mensagem a um profeta. Deus disse que um dia as pessoas vão viver em harmonia com a natureza. Ninguém vai ficar doente. As famílias vão construir suas próprias casas, tirar seu sustento da terra e ficar muito satisfeitas com seu trabalho. — Isaías 11:6-9; 35:5, 6; 65:21-23.
Como podemos ter certeza que isso vai acontecer? Jesus fez milagres para mostrar às pessoas que o mundo inteiro vai ser bom assim. Ele também morreu por nós. Por causa da morte dele, a tristeza vai deixar de existir e todas as promessas de Deus vão se cumprir. A morte de Jesus foi tão importante que ele mandou seus discípulos se reunirem todos os anos para lembrar da morte dele. — Lucas 22:19, 20.
Pelo calendário usado nos tempos bíblicos, o dia da morte de Jesus vai cair neste ano na terça-feira, dia 11 de abril. As Testemunhas de Jeová convidam você para estar com elas nessa data e aprender como a morte dele pode ajudar você e sua família.
As Testemunhas de Jeová convidam toda a comunidade tarauacaense para estar presente a Celebração da morte de Cristo. 
Evento bíblico gratuito dia 11 de Abril, em dois horários:
18 às 19h ou das 19:40h às 20:40h
No Salão do Reino das Testemunhas de Jeová na entrada do Bairro Avelino Leal (Bairro Novo) 

Fruta anti-inflamatória e rica em vitamina C ajuda a saúde do fígado

Por

Com sabor agridoce e marcante, o cajá-manga costuma ser degustado na forma de suco, sorvete e doces. Quem gosta de consumi-lo, por vezes, não sabe os benefícios contidos na fruta e o potencial anti-inflamatório. De acordo com o nutricionista Fernando Castro, de Brasília, o alimento contribui para a saúde do fígado e do coração.

Leia também

O especialista destaca que o cajá-manga tem propriedade anti-inflamatória “atribuída principalmente à presença de compostos fenólicos, carotenoides e vitamina C”. Fernando pondera sobre esses ativos “atuarem como antioxidantes, reduzindo a produção de citocinas inflamatórias e o estresse oxidativo sistêmico.”

4 imagensFechar modal.1 de 4

O cajá-manga é uma fruta com propriedade anti-inflamatória

Valdenilson Santos Bautz/Getty Images2 de 4

Conheça fruta tropical que é antioxidante e hepatoprotetora

Hiram Alvarez/Pexels3 de 4

O nutricionista lista os ativos presentes na fruta

4 de 4

O fígado é um dos órgãos beneficiados pelo consumo de cajá-manga

Sebastian Kaulitzki/Science Photo Library/Getty Images

O nutricionista ressalta ainda: “Esses efeitos foram observados em estudos com modelos animais e in vitro”. O expert lista os principais compostos bioativos presentes no cajá-manga: vitamina C; ácido gálico; quercetina; ácido elágico; rutina; betacaroteno; antocianinas; outros compostos fenólicos.

“Esses ativos dispõem de ação antioxidante, anti-inflamatória, antimicrobiana e potencial hipoglicemiante”, garante o expert.

A seguir, Fernando Castro elenca os benefícios de comer cajá-manga com frequência:

  • Pode contribuir para a redução de processos inflamatórios;
  • Melhora da resposta antioxidante;
  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Regulação da glicemia;
  • Proteção cardiovascular;
  • Ação hepatoprotetora;
  • Também há indícios de efeito benéfico sobre a microbiota intestinal.

Fruta cajá-mangaA fruta ajuda a fortalecer o sistema imunológico

Conforme o especialista, o fígado é um dos órgãos mais beneficiados pelo consumo de cajá-manga. “Isso ocorre em função da atividade hepatoprotetora associada aos compostos antioxidantes e anti-inflamatórios presentes na fruta, que ajudam a reduzir danos hepáticos induzidos por estresse oxidativo”, sustenta.

Fernando atesta que existem estudos experimentais que indicaram a redução de marcadores hepáticos inflamatórios após suplementação com extratos da fruta. Indivíduos com gastrite, refluxo gastroesofágico ou sensibilidade a alimentos ácidos devem ingerir o cajá-manga com moderação. “Em excesso, o consumo pode causar desconforto”, alerta.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Sair da versão mobile