O Governo do Pará ampliou sua rede de cidadania com a entrega da 15ª Usina da Paz, instalada no município de Bragança, no nordeste do estado. O equipamento da gestão estadual, considerado o maior complexo de cidadania da América Latina, oferece gratuitamente mais de 70 serviços públicos à população, em áreas como saúde, educação, assistência social, cultura, esporte e lazer.
Com aproximadamente 7 mil metros quadrados de área construída, a UsiPaz Bragança conta com dois prédios principais: Usina e Assistência. A estrutura inclui salas para emissão de documentos, cursos profissionalizantes, atendimentos médicos, odontológicos e psicológicos, além de biblioteca, salas de estudo, música e inclusão digital.
O complexo também oferece áreas para atividades esportivas e culturais, com ginásio poliesportivo, quadra de areia, teatro, academia ao ar livre, parque infantil e piscina. Tudo com acesso gratuito, funcionando como um verdadeiro centro de inclusão social para a comunidade.
Leia também
-
Histórico: Pará registra maior redução de crimes letais em 2025
-
Pará oferece a 1ª colônia de férias pública do Brasil
-
Pará é o 1º do Brasil a criar lei de responsabilidade ambiental
-
Obras de macrodrenagem reestruturam Belém e impactam 520 mil
Pará já soma 15 Usinas da Paz em funcionamento
Com a nova unidade, Bragança se junta a outras 11 cidades paraenses que já contam com Usinas da Paz em operação:
- Belém (5): Jurunas/Condor, Guamá, Terra Firme, Bengui e Cabanagem
- Região Metropolitana (4): Ananindeua, Marituba, Benevides e Castanhal
- Região do Caeté (2): Capanema e, agora, Bragança
- Baixo Tocantins (1): Abaetetuba
- Sudeste do Pará (3): Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás
“Estamos entregando um equipamento extraordinário que transforma vidas, promove cidadania e acolhe todas as famílias bragantinas”, afirmou o governador Helder Barbalho durante a cerimônia de entrega, que ocorreu no dia do aniversário de 412 anos da cidade.
A vice-governadora Hana Ghassan destacou a importância da Usina da Paz como um espaço de transformação concreta da vida das pessoas. “Aqui teremos 35 órgãos reunidos oferecendo atendimentos gratuitos. A Usina é a segunda casa dos moradores”, afirmou. Para ela, o equipamento representa acolhimento, pertencimento e a presença ativa do Estado junto à população.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Governo do Pará (@governopara)
População comemora acesso facilitado a serviços
A chegada do complexo a Bragança foi recebida com entusiasmo. José Maria Santiago, capitão da tradicional Marujada (manifestação cultural e religiosa centenária da região), celebrou a entrega. “Ter uma Usina aqui em Bragança sempre foi um sonho e hoje estamos tendo a felicidade de vê-la realizada”.
A moradora Valdirene da Costa também destacou o acesso à saúde. “Agora não vou precisar me deslocar para outra cidade para conseguir atendimentos. Estou muito feliz com a Usina da Paz”.
Redução da violência e 10 milhões de atendimentos no Pará
As Usinas da Paz integram o programa Territórios pela Paz (TerPaz), criado para promover inclusão social, reduzir desigualdades e melhorar a qualidade de vida em áreas vulneráveis. Desde 2021, os complexos já garantiram cerca de 10 milhões de atendimentos no estado.
Além disso, estudos mostram quedas de até 90% nos índices de violência, especialmente nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), nas regiões onde os complexos foram implantados.
A secretária de Estado de Articulação da Cidadania, Elieth Braga, reforçou o pioneirismo da iniciativa: “Esse é o maior projeto de transformação social da América Latina. Um projeto magnífico, que melhora a sociedade nas áreas de cultura, esporte, educação, lazer e em todas as esferas”.
9 imagens
Fechar modal.
1 de 9
UsiPaz Bragança
Foto: Ag Pará2 de 9
UsiPaz Bragança
Foto: Ag Pará3 de 9
UsiPaz Bragança
Foto: Ag Pará4 de 9
UsiPaz Bragança
Foto: Ag Pará5 de 9
Foto: Ag Pará6 de 9
UsiPaz Bragança
Foto: Ag Pará7 de 9
UsiPaz Bragança
Foto: Ag Pará8 de 9
UsiPaz Bragança
Foto: Ag Pará9 de 9
UsiPaz Bragança
Foto: Ag Pará
Projeto segue em expansão para novas cidades paraenses
Com a entrega em Bragança, o projeto continua crescendo. Outras 22 Usinas da Paz estão em construção em diversas regiões do estado:
– Xingu – Altamira
– Tocantins – Cametá, Igarapé-Miri, Barcarena e Moju
– Rio Capim – Paragominas, Dom Eliseu e Tomé Açu
– Lago de Tucuruí – Tucuruí
– Guamá – Santa Izabel do Pará e São Miguel do Guamá
– Araguaia – Redenção e São Félix do Xingu
– Tapajós – Itaituba
– Baixo Amazonas – Santarém e Óbidos
– Rio Caeté – Viseu e Salinópolis
– Marajó – Breves e Portel
– Carajás – Parauapebas
– Guajará – Icoaraci (Belém)