O Ceará é o estado com maior indice de alfabetização infantil do país pelo segundo ano consecutivo, segundo o Indicador Criança Alfabetizada de 2024. O estado é o único a ultrapassar a meta estipulada para o país de 80% na alfabetização infantil pela segunda vez consecutiva.
O resultado, divulgado nesta sexta-feira (11/7), pelo Ministério da Educação (MEC) mostrou que 85% das crianças até segundo ano do ensino fundamental estão com nível de alfabetização seguindo os parâmetros estabelecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No ano passado, o estado alcançou o número de 84,5%.
Mais de 50% dos municípios cearenses aumentaram o percentual de crianças sabendo ler e escrever, entre 2023 e 2024.
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O Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic), implementado em 2007, é referência no Brasil e é um dos princípais contribuintes para que o estado esteja no topo do ranking nacional. Ele existe por meio de uma cooperação entre o governo do Ceará e os municípios, com a finalidade de apoiar a educação básica dos alunos da rede pública de ensino até o fim do segundo ano do ensino fundamental.
O apoio ocorre de forma técnica, com formação continuada de professores, assessoria para gestão escolar e materiais didáticos, além do suporte financeiro por meio de investimento do governo.
Resultados
O Brasil atingiu o resultado de 59,2% das crianças com nível de alfabetização conforme os parâmetros de desempenho estabelecidos pelo Inep. Apesar da melhora em relação a 2023, com 56%, a meta nacional de 60% não foi atingida.
O programa do MEC tem como objetivo alfabetizar crianças até o 2º ano do ensino fundamental das redes municipais e estaduais, além de recuperar as aprendizagens afetadas pela pandemia. Participaram da avaliação 2 milhões de estudantes, 42 mil escolas e 5.450 municípios.
A ideia do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é que em 2030, 80% das crianças estejam alfabetizadas nas redes públicas brasileiras
São considerados alfabetizados os estudantes demonstram habilidades básicas de alfabetização, como ler textos simples, localizar informações evidentes no texto, interpretar elementos não verbais em tirinhas e histórias em quadrinhos e estabelecer conexões básicas entre texto e imagem. Na escrita, podem apresentar desvios ortográficos, mas produzem textos que podem ser compreendidos em contextos cotidianos.