Quem não gosta de comer feijão novinho? Ele é um dos alimentos mais presentes na mesa dos brasileiros, mas nem tudo combina com o grão na hora do preparo. De acordo com a nutricionista Cibele Santos, há ingredientes que, se cozidos junto com o feijão, podem afetar tanto a digestão quanto o resultado final do prato.
Leia também
-
Comer feijão melhora a saúde metabólica e do coração, diz estudo
-
Lentilha no lugar do feijão? Nutri diz que sim e destaca benefícios
-
3 truques para evitar gases ao comer feijão, segundo uma nutricionista
-
Chef ensina truques para engrossar o caldo do feijão; confira
Cibele lista cinco alimentos que merecem atenção e devem ser evitados durante o cozimento:
1. Laticínios (leite, queijo, iogurte)
A combinação pode causar desconfortos digestivos. “O tempo de digestão é diferente e, juntos, podem fermentar no estômago, gerando gases e mal-estar”, explica a nutricionista.
2. Carnes muito gordurosas (como bacon e linguiça)
Apesar de populares, essas carnes tornam o prato pesado e de difícil digestão. “O excesso de gordura dificulta o processo digestivo e pode gerar sensação de estufamento”, alerta.
3. Vegetais crucíferos (brócolis, couve-flor e repolho)
Segundo a especialista, esses vegetais, quando cozidos junto com o feijão, também favorecem a formação de gases. “Eles fermentam no intestino e, somados ao feijão, podem potencializar o desconforto.”
4 imagens
Fechar modal.
1 de 4
O feijão é rico em fibras e em determinados tipos de carboidratos não digeríveis pelo trato gastrointestinal humano
Getty Images2 de 4
O feijão-preto tem propriedades que auxiliam a reduzir a pressão arterial
Getty Images3 de 4
Feijão ajuda a ganhar massa muscular quando aliado ao treino
Getty Images4 de 4
Incluir folha de louro no preparo potencializa o sabor do feijão
Getty Images
4. Batata-doce e batata
Esses tubérculos têm tempos de cozimento diferentes. “Enquanto o feijão ainda está firme, a batata já pode estar desmanchando, o que compromete a textura do prato”, diz a nutricionista.
5. Alho e cebola em excesso
Comuns no tempero do feijão, podem causar problemas se usados em grandes quantidades. “O excesso pode irritar o estômago e intensificar os efeitos colaterais do feijão, como gases e distensão abdominal”, explica Cibele.
A nutricionista lembra que cada organismo reage de forma diferente e que o ideal é observar como o corpo responde às combinações. “Um profissional pode ajudar a ajustar a dieta sem abrir mão do sabor e do conforto digestivo”, finaliza.