O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), usou a rede social X, nesta quinta-feira (24/7), para ironizar as reações de aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no momento em que o mandatário disse que vai pedir “seis”, caso o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, esteja “trucando” na história da tarifa de 50% imposta aos produtos brasileiros.
Na postagem, Eduardo publicou um vídeo que destaca as reações das autoridades presentes. Além da primeira-dama Janja Lula da Silva, estavam na ocasião o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e os ministros Rui Costa, Alexandre Silveira, Macaé Evaristo e Camilo Santana. A declaração de Lula aconteceu durante evento em Minas Novas (MG), nesta quinta.
Diante da fala que demonstra disposição do governo em contrapor as investidas de Trump e das reações imediatas dos aliados do presidente, o filho de Jair Bolsonaro escreveu: “Pessoal está tranquilo, confia!”.
Pessoal está tranquilo, confia! pic.twitter.com/bKSrZQfVm6
— Eduardo Bolsonaro
(@BolsonaroSP) July 24, 2025
Leia também
-
Lula diz que, se Trump estiver “trucando”, está pronto para “pedir 6”
-
Eduardo Bolsonaro: “Brasil é o único que responde tarifas com censura”
-
Eduardo Bolsonaro diz que esposa teve contas bancárias bloqueadas
-
Eduardo Bolsonaro debocha de erro de português em decisão de Moraes
Fala de Lula
Lula associou a tentativa de negociação entre Brasil e EUA com o jogo de truco, afirmando que está pronto para dobrar a aposta contra o presidente dos EUA. A tarifa de 50% sobre os produtos importados do Brasil deve começar a valer no dia 1º de agosto.
“Ele [Trump] não quis conversar. Então, o que acontece? Ele nos deu até o dia 1º. Se a gente não der a resposta até o dia 1º, ele vai taxar o nosso comércio em 50%. Quero contar uma coisa para vocês: eu não sou mineiro, mas eu sou bom de truco e, se ele estiver trucando, ele vai tomar um seis”, disse o petista. Confira:
A fala de Lula foi feita um dia depois de o Brasil criticar, na Organização Mundial do Comércio (OMC), as tarifas anunciadas pelos EUA.
No jogo de truco, quando um jogador pede “truco”, ele quer aumentar o valor da mão de um para três pontos. A dupla adversária pode aceitar a aposta, desistir ou pedir seis. Ganha o jogo que tiver a mão com as cartas de maior valor.
“O Brasil está acostumado a negociar. Nós vínhamos negociando, já tínhamos feito 10 reuniões com os Estados Unidos, 10. No dia 16 de maio, mandamos uma carta a eles pedindo explicação das propostas que tínhamos feito. No dia 16 de maio. Não responderam; o que responderam foi um site”, afirmou Lula, referindo-se à carta de Trump sobre as tarifas.