Conhecida pelo efeito calmante, a planta extraída do maracujá Passiflora incarnata — popularmente chamada de flor-da-paixão — tem ganhado destaque como uma alternativa natural para aliviar os sintomas da ansiedade e contribuir para uma noite de sono tranquila.
Leia também
-
Conheça o suplemento nº 1 para aumentar o foco e aliviar a ansiedade
-
Substância encontrada na laranja pode reduzir estresse e ansiedade
-
Especialistas respondem se o magnésio ajuda a dormir melhor
De acordo com o nutricionista Everton Batista, a planta é uma poderosa fonte de compostos bioativos como flavonoides, alcaloides e glicosídeos. O conjunto desses compostos faz da passiflora um ativo amplamente usado pela medicina ayurvédica, uma vez que oferece diversos benefícios para os sistemas nervoso e digestivo.
Passiflora é conhecida há milênios por suas propriedades relaxantes. Além de florir e dar frutos, a planta é muito utilizada na composição de sedativos naturais
Entenda
- De acordo com Everton Batista, a principal ação da passiflora se dá por meio da modulação dos receptores ligados à produção do ácido gama-aminobutírico (GABA), um dos neurotransmissores mais importantes na regulação do humor e do estresse.
- O especialista em nutrição explica que ela promove um leve efeito sedativo, que ajuda a induzir o relaxamento de forma natural, sem causar dependência ou sonolência intensa. Por isso, ela é especialmente indicada para casos de ansiedade leve a moderada e para pessoas que enfrentam dificuldades para dormir.
- O uso fitoterápico da passiflora pode ser feito por meio de chás, suplementação em cápsulas e em solução líquida.
Conheça os benefícios da planta para o alívio da ansiedade
De acordo com Everton, a planta tem sido utilizada como uma alternativa eficaz para aqueles que sentem a necessidade de aliviar as tensões sem fazer uso de medicamentos mais “pesados” e, consequentemente, sentir os efeitos comuns dos ansiolíticos tradicionais.
A saúde mental e a intestinal estão intimamente ligadas
Para aqueles que pensam que os benefícios da passiflora só estão ligadas aos efeitos calmantes, o especialista assegura que é possível notar impactos positivos no sistema gastrointestinal, especialmente em situações de desconfortos ligados ao estresse.
“Por atuar na musculatura do intestino, ela ajuda a aliviar sintomas típicos da síndrome do intestino irritável, como cólicas e distensão abdominal. É comum, por exemplo, que pacientes ansiosos relatem episódios de diarreia antes de momentos importantes. Isso evidencia como a mente e o intestino estão profundamente conectados”, explica Everton Batista.
3 imagens
Fechar modal.
1 de 3
Sintomas da ansiedade podem atrapalhar as pessoas em situações comuns do dia a dia
Getty Images
2 de 3
O chá de camomila também pode ser um bom aliado
Cavan Images/Getty Images
3 de 3
Meditação ajuda a acalmar a mente
Getty Images
Ele ainda detalha que, embora a planta não seja classificada como um estimulante, seu impacto na redução da ansiedade pode ter contribuições significativas na melhora indireta do foco e da concentração em pessoas que estão muito agitadas ou tensas.
“Mesmo sendo uma opção natural e bem tolerada, seu uso deve sempre ser orientado por um profissional de saúde, especialmente se combinado com outros medicamentos”, alerta o especialista.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.