O ator José de Abreu usou suas redes sociais nesta sexta-feira (4/7) para compartilhar uma crítica irônica contra o Jornal Nacional. A atitude ocorreu após o telejornal gerar polêmica na web por exibir uma reportagem sobre os recentes ataques direcionados ao Congresso Nacional.
Em seu perfil no X, antigo Twitter, o veterano ator republicou uma postagem do jornalista Guga Noblat, que, por sua vez, compartilhou um vídeo de um perfil criado por inteligência artificial.
Leia também
-
José de Abreu tem atuação que o coloca no panteão dos grandes atores
-
José de Abreu diz que teatro está revigorado após mandato de Bolsonaro
-
José de Abreu engorda 300kgs e antes e depois impressiona: entenda
-
José de Abreu ironiza erro de Jorge Pontual na Globo: “Vexame”
O vídeo republicado por José de Abreu
“A galeria da IA não perde tempo. Depois de virarem reportagem do JN, resolveram responder à Rede Globo, com IA, claro.”, disse o comunicador.
No vídeo criado por inteligência artificial, personagens que representavam trabalhadores e pessoas humildes disseram:
“Por que será que o Jornal Nacional só chamou engravatado para falar dos vídeos de inteligência artificial que o povo tá fazendo contra o congresso da mamata hein? Jornal Nacional, a gente não quer saber a opinião de supostos especialistas. Sabemos que a Globo é contra a taxação dos super-ricos, mas os vídeos vão continuar. Agora é a voz do povo”, dizia a publicação compartilhada por José de Abreu.
Vale lembrar que o ator está no ar atualmente na novela Guerreiros do Sol, exibida pelo Globoplay. Ainda em seu perfil no microblog, José de Abreu publicou uma indireta: “Moderação é meuzovo!”.
José de Abreu compartilhou vídeo criado por inteligência artificial.
A galeria da IA não perde tempo. Depois de virarem reportagem do JN, resolveram responder à Rede Globo, com IA, claro. pic.twitter.com/3zlWwRYBJT
— GugaNoblat (@GugaNoblat) July 4, 2025
Moderação é meuzovo!
— Jose de Abreu (@zehdeabreu) July 4, 2025
Entenda a polêmica
Uma reportagem exibida pelo Jornal Nacional, da TV Globo, na noite desta quinta-feira (4/7), gerou forte repercussão negativa nas redes sociais.
O conteúdo, que tratava de críticas direcionadas ao Congresso Nacional, foi visto por muitos internautas como uma tentativa de suavizar a insatisfação popular. O presidente da Câmara, Hugo Motta, foi citado como um dos principais alvos dos comentários que circulam na internet.
5 imagens
Fechar modal.
1 de 5
2 de 5
José de Abreu
Instagram/Reprodução3 de 5
José de Abreu
Instagram/Reprodução4 de 5
José de Abreu
Instagram/Reprodução5 de 5
José de Abreu
Foto: Reprodução
Críticas ao Congresso ganham destaque
Com mais de seis minutos de duração, a matéria destacou uma “campanha nas redes sociais com ataques diretos ao Congresso Nacional”, apontando que o movimento tem gerado “preocupação” entre políticos e especialistas. O telejornal também ressaltou apelos por equilíbrio institucional e pela convivência democrática entre diferentes visões políticas.
O aumento das críticas teria se intensificado após o Senado barrar, no fim do mês passado, uma proposta do Governo Federal para elevar o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) de investidores que movimentam mais de R$ 50 mil por mês.