MAIS

    Parque de Minas Gerais pode virar Patrimônio Mundial Natural da Unesco

    Por

    Parceiro do Metrópoles, o Melhores Destinos noticiou que a lista de Patrimônios Mundiais da Unesco irá aumentar — e mais um local brasileiro pode ser reconhecido. De acordo com o site, o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, no norte de Minas Gerais, concorre ao título e será avaliado durante a 47ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, que ocorre até o dia 16 de julho, em Paris.

    Leia também

    O Brasil, atualmente, ostenta 23 sítios registrados na lista de Patrimônio Mundial da Unesco. Entre eles, está o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que recebeu o título no ano passado, o Centro Histórico de Ouro Preto e Brasília, capital do país.

    Parque Nacional Cavernas

    3 imagensO paraíso natural está localizado em Minas Gerais A área pode se tornar Patrimônio Mundial da UnescoFechar modal.1 de 3

    Parque Nacional Cavernas do Peruaçu

    Getty Images 2 de 3

    O paraíso natural está localizado em Minas Gerais

    Getty Images 3 de 3

    A área pode se tornar Patrimônio Mundial da Unesco

    Getty Images

    O concorrente brasileiro do título, Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, abriga cavernas, sítios arqueológicos e pinturas rupestres do país. Dentro da área de 56.448 hectares, localizada entre os municípios de Januária, Itacarambi e São João das Missões, estão 114 sítios arqueológicos catalogados, formações geológicas e uma biodiversidade que mistura características marcantes de três biomas brasileiros: Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica.

    Além de cavernas, paredões calcários e sítios arqueológicos, o parque também esconde um tesouro: a maior estalactite (formação mineral que se assemelha a um pingente de gelo) conhecida no mundo, chamada de Perna da Bailarina, que tem 28 metros de comprimento. O parque nacional abriga, ainda, o Cânion do Rio Peruaçu, com 17 km de extensão.

    Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.