MAIS

    Que bicho te mordeu? Saiba quais os sinais da picada de certos animais

    Por

    Acordar com uma vermelhidão específica no braço ou em alguma outra parte do corpo sem saber qual bicho causou aquela reação é uma experiência comum. Pernilongos, formigas ou mesmo pulgas podem, sorrateiramente, “deixar ali sua marca”, e identificar qual deles te “mordeu” pode fazer toda a diferença na hora de tratar os sintomas.

    Leia também

    Segundo a dermatologista Priscila Câmara de Camargo, as picadas variam bastante em aspecto clínico, o que auxilia na hora de diferenciar cada uma. A indicação da especialista é estar atento a sinais associados, como febre ou mesmo mal-estar, devido aos riscos de transmissão de doenças. No dia a dia, as “mordidas” mais comuns são as de pernilongos, formigas e pulgas.

    Apesar da maioria ser inofensiva, é essencial estar atento. Para isso, a especialista dá dicas de como identificar a picada de diferentes insetos e animais:

    Pernilongo

    Imagem colorida de pernilongo picando a peleA picada do pernilongo causa coceira imediata

    A picada de pernilongo, bastante conhecida entre os brasileiros, se caracteriza pela formação de pápulas avermelhadas (protuberância), arredondadas e isoladas, habitualmente acompanhadas de coceira intensa logo após a picada.

    Formiga

    Imagem colorida de formigas andandoA picada da formiga pode causar dor no local

    A dermatologista explica que a alergia causada por formigas costuma provocar mais lesões doloridas do que pruriginosas (que causam coceira), e pode acabar evoluindo para pequenas bolhas – em especial, no caso das formigas lava-pés.

    Pulga

    Imagem colorida de pulga sob a peleAs picadas de pulga costumam aparecer em grupos ou em linha

    As “mordidas” de pulga, normalmente, aparecem em grupos em linha, especialmente nas pernas, o que causa prurido constante – sensação desconfortável na pele que leva ao desejo de coçar a região – e lesões menores, porém numerosas.

    Carrapato

    Imagem colorida de carrapato na peleA picada do carrapato pode transmitir a febre maculosa

    A irritação causada pelo carrapato, geralmente, marca na pele uma lesão única, endurecida e avermelhada. “Com possível ponto central escuro onde o inseto ficou preso”, descreve Camargo.

    Aranhas

    Imagem colorida de aranha maria-bolaAs picadas de aranha podem evoluir para febre e vômitos

    Especialmente preocupante, a picada de aranha pode causar diferentes sintomas, a depender de qual aracnídeo deixou a sua “marca”. Espécies como a marrom, ou armadeira, provocam queixas como dor intensa, vermelhidão progressiva e necrose local, podendo evoluir para febre, mal-estar ou vômitos. “Sinais que indicam necessidade urgente de atendimento médico”, detalha a dermatologista.

    Barbeiro

    Imagem colorida de BarbeiroAo desconfiar que foi picado pelo inseto, o ideal é procurar por atendimento médico

    Apesar de não ter efeitos imediatos, a picada do barbeiro é extremamente arriscada, devido à possível transmissão da Doença de Chagas, infecção grave causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi. Por isso, caso surjam suspeitas, o ideal é procurar de imediato um médico para avaliar de forma adequada e iniciar o tratamento precoce.

    Abelha

    Imagem colorida de abelhas voandoAs abelhas costumam deixar o ferrão no local

    Camargo descreve que a picada de uma abelha costuma provocar dor intensa imediata, além de vermelhidão, inchaço localizado, e até mesmo a permanência do ferrão na pele.