MAIS

    Você atendeu e desligaram? Veja os perigos que cercam o “Ghost Calls”

    Por

    O aparelho celular se tornou um equipamento essencial no cotidiano da maioria das pessoas. E, durante o dia, é comum receber várias chamadas “misteriosas de números desconhecidos, que, quando atendidas, ninguém fala nada e a chamada fica muda.

    Às vezes, a ligação cai assim que você fala ‘alô’. Já passou por isso? Pois saiba que tal situação, aparentemente inofensiva, pode ser o início de um golpe conhecido como “Ghost Calls”, onde criminosos a usam como estratégia para tentar a validação de números.

    O que são as “Ghost Calls“?

    As chamadas fantasmas são ligações mudas feitas por sistemas automáticos usados por golpistas para validar se um número de celular está ativo. Se você atende, mesmo sem falar nada, o sistema já entende que alguém do outro lado está ouvindo. Ou seja, o número funciona e poderá ser explorado pelo crime organizado.

    Depois dessa validação, o número pode entrar na mira de golpistas. Eles podem ligar e tentar manipular a vítima para arrancar dados pessoais ou bancários.

    Resumindo, o golpe funciona da seguinte forma: 

    • Validação do número;
    • Golpistas usam robôs que ligam para milhares de números aleatórios;
    • Teste de atividade;
    • Se alguém atende (mesmo que fique em silêncio), o sistema entende que aquele número está “vivo”;
    • Com o número validado, criminosos podem voltar a entrar em contato, agora fingindo ser banco, operadora ou até parente tentando enganar a vítima.
    Leia também

    Como se proteger?

    Especialistas em crimes cibernéticos recomendam evitar atender números desconhecidos. Se não reconhece o número, deixe tocar. Se for importante, alguém deixará recado ou mandará mensagem.

    Se você atendeu e ficou mudo, desligue na hora. Não diga “alô”, não interaja. Quanto menos informação, melhor. Outra orientação é bloquear números estranhos, além de denunciar à Anatel ou aos órgãos de defesa do consumidor.