O Brasil tenta driblar o tarifaço do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e anunciou a abertura de mercado para a exportação de carne bovina à Indonésia, que se tornou membro do bloco no início do ano. A decisão foi anunciada nesta terça-feira (19/8) pelo Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Segundo a nota conjunta entre as pastas, o mercado da Indonésia é “considerado estratégico para a proteína animal” brasileira.
Com a medida, o governo federal estima que o agronegócio do Brasil tenha alcançado a marca de 402 mercado abertos desde o início de 2023, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumiu a presidência.
Leia também
-
Tarifaço: a escalada do incômodo de Trump em relação ao Brics
-
Com foco no Brics, Trump pode taxar países que negociam com a Rússia
-
Líderes dos Brics buscam articulação em meio à pressão de Trump
-
Rússia defende os Brics após ofensiva de Trump contra Brasil e Índia
A permissão para que a carne bovina passe a ser exportada para o parceiro dos Brics surge em meio à guerra comercial dos Estados Unidos contra o Brasil.
Apesar de ter retirado uma série de produtos da lista do tarifaço de 50%, o governo Trump deixou alguns produtos fora da lista de exceções, entre eles a carne e o café, que continuam taxados com a alíquota.