Samir Xaud, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), revelou conversas com a Conmebol para tentar tirar os times do país da pré-Libertadores. Atualmente, o país conta com sete vagas para a competição, cinco para a fase de grupo e duas para a etapa classificatória.
A informação foi divulgada por Xaud ao podcast Toca e Passa e confirmada pelo Metrópoles. Segundo o dirigente, a ideia é inserir os times diretamente nas fases mais adiantes.
Leia também
-
CBF detalha programação das quartas de final da Copa do Brasil; veja
-
Em comunicado, CBF revela planejamento para a Copa do Mundo de 2026
-
Seleção Brasileira: CBF confirma próxima convocação de Carlo Ancelotti
3 imagens
Fechar modal.
1 de 3
O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud.
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto 2 de 3
A CBF quer tirar os brasileiros da fase inicial da competição
Federico Peretti/NurPhoto via Getty Images3 de 3
O Corinthians foi eliminado na terceira fase este ano
Franklin Jacome/Getty Images
Uma das exemplificações trazidas pelo presidente da CBF é a frequência de duelos brasileiros na primeira fase, tanto na fase de grupos, quanto no mata-mata.
Em 2024, equipes compatriotas se enfrentaram na pré-Libertadores. O Botafogo garantiu vaga no chaveamento após eliminar o Red Bull Bragantino. Este ano, por pouco Corinthians e Bahia não se cruzaram na 3ª etapa, mas o time paulista caiu um jogo antes.
Xaud confirmou que a sugestão já foi encaminhada à Conmebol. Esta ideia também engloba a pauta abraçada pelo presidente de diminuir o volume do calendário para que as equipes não tenham tanto desgaste.