Celebração da morte de Jesus
Muito tempo atrás, Deus revelou uma mensagem a um profeta. Deus disse que um dia as pessoas vão viver em harmonia com a natureza. Ninguém vai ficar doente. As famílias vão construir suas próprias casas, tirar seu sustento da terra e ficar muito satisfeitas com seu trabalho. — Isaías 11:6-9; 35:5, 6; 65:21-23.
Como podemos ter certeza que isso vai acontecer? Jesus fez milagres para mostrar às pessoas que o mundo inteiro vai ser bom assim. Ele também morreu por nós. Por causa da morte dele, a tristeza vai deixar de existir e todas as promessas de Deus vão se cumprir. A morte de Jesus foi tão importante que ele mandou seus discípulos se reunirem todos os anos para lembrar da morte dele. — Lucas 22:19, 20.
Pelo calendário usado nos tempos bíblicos, o dia da morte de Jesus vai cair neste ano na terça-feira, dia 11 de abril. As Testemunhas de Jeová convidam você para estar com elas nessa data e aprender como a morte dele pode ajudar você e sua família.
As Testemunhas de Jeová convidam toda a comunidade tarauacaense para estar presente a Celebração da morte de Cristo. 
Evento bíblico gratuito dia 11 de Abril, em dois horários:
18 às 19h ou das 19:40h às 20:40h
No Salão do Reino das Testemunhas de Jeová na entrada do Bairro Avelino Leal (Bairro Novo) 
MAIS

    Como se proteger da picada de armadeira, aranha mais temida do Brasil

    Por

    Uma das aranhas mais temidas e agressivas do Brasil, a armadeira (gênero Phoneutria) é também uma das mais adaptáveis. Presente tanto no campo quanto nas cidades, ela pode ser encontrada em ambientes naturais como matas e plantações, bem como em locais urbanos, como jardins, entulhos e até dentro de roupas e calçados.

    Leia também

    Segundo o biólogo Fabiano Soares, essa espécie apresenta um veneno potente, que pode causar desde dor local até sintomas graves, como dificuldade respiratória. Apesar disso, os acidentes ocorrem por descuido e podem ser evitados com ações simples de prevenção.

    Como identificar uma armadeira

    De acordo com o especialista, o corpo da aranha pode chegar a 5 cm e pernas que ultrapassam os 15 cm de envergadura.

    “A armadeira é coberta por pelos curtos e coloração marrom a acinzentada, com listras nas pernas e manchas no abdome. Os olhos estão organizados em três fileiras, com dois centrais bem desenvolvidos, o que garante boa percepção de movimento. Suas pernas com espinhos visíveis e as garras adesivas permitem agilidade e a habilidade de escalar superfícies lisas.”

    É facilmente reconhecida pelo comportamento defensivo: quando se sente ameaçada, ergue as pernas dianteiras e abre as quelíceras, exibindo o chamado display de ataque.

    Esta aranha pode chegar a 5 cm de corpo, com pernas que ultrapassam 15 cm de envergadura

    Onde ela costuma se esconder

    Segundo o biólogo, ela é conhecida pelos hábitos noturnos. “A armadeira não constrói teias para capturar presas. Ela vive escondida durante o dia e sai para caçar à noite. Em áreas urbanas, é comum encontrá-la em locais como pilhas de madeira, entulhos, jardins, calçados e roupas deixadas no chão”, esclarece. No campo, é vista em plantações e bananeiras. Fabiano alerta que a espécie se adapta facilmente a ambientes modificados pelo homem.

    Em áreas urbanas, é comum encontrá-la em locais como pilhas de madeira, entulhos, jardins, calçados e roupas deixadas no chão

    O que o veneno provoca no corpo

    O especialista ressalta que o veneno da armadeira é um dos mais potentes entre as aranhas. “Ele afeta os canais de sódio e cálcio das células nervosas e pode causar dor intensa, espasmos musculares, sudorese, náuseas, tremores, taquicardia e até disfunções cardíacas. Em homens, um efeito característico é o priapismo — uma ereção prolongada induzida por ação nas vias de liberação de óxido nítrico”, explica.

    O que fazer em caso de picada

    Em caso de acidente, Fabiana orienta: “Nada de aplicar substâncias caseiras ou tentar sugar o veneno. A recomendação é lavar o local com água e sabão, manter o membro elevado e imóvel, e buscar atendimento médico imediatamente.” Casos leves podem ser tratados com analgésicos, porém, os moderados e graves exigem uso de soro antiaracnídico, fornecido pelo SUS em hospitais de referência.

    Quando se sente ameaçada, ergue as pernas dianteiras e abre as quelíceras, exibindo o chamado display de ataque

    Como evitar o aparecimento da armadeira

    A principal forma de prevenção é manter os ambientes limpos e organizados. Segundo Fabiano, é essencial eliminar entulhos, inspecionar roupas e calçados antes de usá-los, vedar frestas e ralos e controlar populações de insetos, que servem de alimento à aranha. Embora perigosa, ela tem papel ecológico importante e, em geral, prefere fugir a atacar.

    Sair da versão mobile