O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Sidônio Palmeira, bateu o martelo sobre quem será o novo presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
A escolha foi pelo nome do jornalista André Basbaum, que atualmente é diretor de Integração e Jornalismo da Record. Basbaum vai substituir Jean Lima, que pediu demissão da EBC na segunda-feira (4/8).
Reprodução/Linkedin
Ricardo Stuckert/PR
Ministro da Secom organiza mega evento nesta quinta
Hugo Barreto/Metrópoles
@hugobarretophoto
A escolha, segundo apurou a coluna, foi definida durante uma reunião de Sidônio com Basbaum na noite da terça-feira (5/8), em Brasília. O número 2 da Secom, Tiago Cesar, também participou da conversa.
O nome de Basbaum contou com aval do próprio presidente Lula e de auxiliares próximos do petista no Palácio do Planalto. Entre eles, de Ricardo Stuckert, fotógrafo pessoal de Lula há décadas.
Leia também
-
Governo inicia reforma na EBC
-
Novo chefe da Secom de Lula avalia mudar comando da EBC até maio
-
O novo mote do governo Lula definido pela Secom
-
Sidônio se reúne com favorito para assumir EBC
Além de Basbaum, outros nomes foram sugeridos. Um deles foi a de Amanda Rodrigues, secretária especial de Acompanhamento Governamental da Secretaria de Relações Institucionais (SRI).
Filiada ao PT, Amanda trabalha junto com a ministra da SRI, Gleisi Hoffmann. Ela também é esposa do ex-governador da Paraíba Ricardo Coutinho. O nome de Amanda, porém, acabou descartado.
Outro nome que também foi sondado para assumir a presidência da EBC no lugar de Jean Lima foi o do jornalista Rodrigo Savazoni, que já foi diretor da Agência Brasil.