Um cabelo saudável e brilhoso é resultado de uma rotina ativa de cuidados com os fios. Mas antes de apostar nas máscaras de hidratação ou nos óleos finalizadores, o primeiro passo para garantir o viço e a sedosidade das madeixas está na lavagem, que pode fortalecer ou fragilizar o cabelo dependendo de como é feita.
Para entender melhor como a hora de lavar o cabelo pode afetar a saúde dos fios e do couro cabeludo, a coluna Claudia Meireles conversa com o dermatologista Thiago Silva, que destaca que a atenção deve começar ainda no rótulo do shampoo.
Leia também
-
Treina com frequência? Expert ensina como proteger o cabelo do suor
-
Dermato indica 7 óleos naturais que “salvam” e fortalecem o cabelo
-
Óleo capilar x sérum reparador: veja qual é o melhor para o seu cabelo
-
4 tons de cabelo que iluminam o rosto e valorizam a beleza natural
A recomendação é evitar shampoos que tenham parabenos e surfactantes na formulação
Segundo o médico, surfactantes comuns usados em fórmulas de shampoo, como o Lauril Sulfato de Sódio (SLS) e o Lauril Éter Sulfato de Sódio (SLES) — responsáveis por gerar a espuma e remover a impureza e a oleosidade — podem ser prejudiciais ao couro cabeludo.
“Eles limpam o cabelo de forma mais agressiva, o que pode desorganizar o manto hidrolipídico do couro cabeludo. Como consequência, pode gerar inflamações e acelerar fenômenos como o envelhecimento capilar”, comenta o especialista.
Também é recomendado evitar produtos que tenham na formulação conservantes como parabenos e fragrâncias sintéticas, que podem agravar quadros de dermatite seborreica ou de contato.
Erros frequentes na lavagem
Ainda de acordo com o dermatologista, o segredo para manter a saúde dos fios está na maneira como lavamos o cabelo.
5 imagens
Fechar modal.
1 de 5
Evite aplicar o shampoo diretamente no comprimento do cabelo
Getty Images2 de 5
O produto deve ser concentrado no couro cabeludo, massageando por dois a três minutos
Getty Images3 de 5
Cuidado com a temperatura da água: banhos muito quentes podem deixar os fios mais frágeis
Getty Images4 de 5
A dica é fazer o enxágue final do banho com água fria. O truque aumenta o brilho do cabelo
Getty Images5 de 5
Na hora de secar o cabelo, aplique produtos térmicos ou hidratantes, como os leave-ins, e deixe agir entre 20 a 30 minutos antes do uso do secador
Um dos enganos mais comuns cometidos pelas pessoas é esfregar o shampoo diretamente no comprimento do cabelo. A limpeza deve ser concentrada no couro cabeludo, já que aplicar o produto diretamente na haste causa ressecamento e quebra. O ideal é massagear o couro cabeludo por dois a três minutos — esse movimento estimula a microcirculação e potencializa a absorção de nutrientes.
Outro erro apontado pelo expert está na temperatura da água: banhos muito quentes podem desnaturar a queratina do fio, deixando-os mais frágeis. Por isso, ele recomenda fazer o enxágue final do banho com água fria, um truque que auxilia no fechamento das cutículas e aumenta o brilho do cabelo.
O cuidado também continua depois do banho. Secar o cabelo imediatamente, sem nenhum tipo de proteção, pode danificá-lo. A dica é aplicar produtos térmicos ou hidratantes, como os leave-ins, e deixar agir entre 20 a 30 minutos antes do uso do secador. Na hora de usar uma fonte de calor, o ideal é optar sempre por temperaturas mornas, evitando o calor excessivo.
Para diminuir os danos, utilize o secador com o ar em temperaturas mais baixas
Como escolher o shampoo ideal
Assim como nos cuidados com a pele, o shampoo deve ser escolhido de acordo com a necessidade de cada pessoa. Para quem sofre com oleosidade excessiva, o dermatologista recomenda os produtos com fórmulas com ácido salicílico, zinco, cetoconazol, ciclopiroxalamina ou melaleuca, que ajudam a controlar a produção de sebo.
Já quem tem couro cabeludo sensível deve optar por produtos com ceramidas, vitamina E, dimeticone, pantenol e blueberry, ingredientes que oferecem efeito calmante e reduzem a irritação.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.