O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), fez uma menção indireta, nesta quarta-feira (6/8), às sanções aplicadas pelo governo dos Estados Unidos contra Alexandre de Moraes, familiares e aliados da Corte.
Durante lançamento de seu livro “Jurisdição Constitucional da Liberdade para a Liberdade”, Gilmar falou sobre desafios constitucionais e emendou, ao olhar para o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF: “Eu poderia estar falando sobre desafios Constitucionais em Roma, em Paris, em Lisboa… Agora, em Washington, não mais, não é?”, disse o ministro, arrancando risos dos presentes.
O lançamento do livro ocorreu na Biblioteca do STF. Gilmar Mendes lançou livro sobre jurisdição constitucional e defesa das liberdades. A obra reúne discursos proferidos na cerimônia de entrega do título de Doutor Honoris Causa ao ministro.
Leia também
-
Governo dos EUA manda suspender vistos de Moraes, familiares e aliados do STF
-
Ao menos 8 ministros do STF podem ser atingidos com sanções de Trump
-
Eduardo Bolsonaro agradece Trump por revogar visto de Moraes: “Só o começo”
-
Líder do PT presta apoio a Moraes após EUA falarem em perda do visto
Na fala, sobre a impossibilidade de ir à Washington, Gilmar refere-se ao cancelamento do visto de Moraes e de aliados na Corte, com a alegação de que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), acusado de participação em suposta tentativa de golpe, seja suspenso.