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Hotéis Ramada e Tryp se destacam em hospedagem com acessibilidade

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Hotéis Ramada e Tryp se destacam em hospedagem com acessibilidade

Cada vez mais, a acessibilidade tem se tornado um fator essencial no setor de hospitalidade. Garantir que pessoas com necessidades especiais se sintam acolhidas, respeitadas e tenham autonomia durante a estadia é um diferencial que vai além da estrutura: envolve empatia, preparo e compromisso com a inclusão.

Hotéis devem se adaptar, seguindo normas como a NBR 9050 da ABNT, que estabelece padrões para construções e adequações de espaços. As estatísticas de pessoas com deficiência no país são expressivas: segundo dados do IBGE e do Ministério da Saúde, em 2023, 9,15% da população brasileira — o equivalente a 18,6 milhões de pessoas — declarou possuir algum tipo de deficiência.

Em Brasília, os hotéis Ramada by Wyndham Brasília Alvorada e Tryp By Wyndham Brasília são exemplos de como é possível aliar conforto, qualidade e acessibilidade. Localizados próximos aos principais pontos estratégicos da capital federal, os hotéis oferecem praticidade e uma estrutura moderna voltada para uma experiência de excelência.

A preocupação com a inclusão está presente em cada detalhe: rampas de acesso; elevadores adaptados, inclusive para pessoas com dificuldade de locomoção na área da piscina; sinalização em braile e alto-relevo em quartos, andares e áreas comuns; e espaços de circulação amplos para cadeiras de rodas garantem que todas as áreas sejam totalmente inclusivas, pensadas 100% para todos os hóspedes.

Nos quartos adaptados, atendendo o exigido pela legislação local, há botões de pânico, dispositivos de emergência que acionam socorro imediato em caso de risco à segurança ou integridade física de hóspedes e colaboradores. Alarmes visuais e sonoros complementam a segurança enquanto a estrutura de eventos também conta com elevadores e acessibilidade completa.

Desde o primeiro contato na recepção, o atendimento personalizado já se faz presente: sistemas identificam se o hóspede possui alguma necessidade especial, permitindo que a equipe antecipe demandas e ofereça soluções sob medida. Os procedimentos de check-in e check-out são adaptados para garantir conforto e autonomia a todos.

Outro ponto de destaque é o treinamento contínuo da equipe, capacitada para acolher com sensibilidade e atenção, reforçando a cultura de inclusão.

A atriz, roteirista, produtora e autista Fátima Montenegro hospedou-se recentemente no Ramada e compartilhou a experiência. De acordo com ela, o hotel se preocupa de verdade em tornar o espaço acessível.

“Os planos não ficam apenas no papel; eles colocam em prática, com atendimento de qualidade e escuta ativa. Eu, como autista, me senti muito acolhida e percebi um grande carinho de todos os colaboradores. Somente por meio de um acolhimento assim podemos usufruir dos serviços de hospedagem em igualdade de condições”, pontua.

Para o gerente geral dos empreendimentos, Segundo de Almeida, a acessibilidade é parte de um compromisso mais amplo com a excelência. Ele comenta que o Ramada vive um novo momento, com investimentos em capacitação e tecnologia.

“O foco é proporcionar uma experiência completa, alinhada aos nossos valores de acolhimento e eficiência. O uso inteligente da tecnologia nos permite ser mais assertivos nas decisões e liberar nossos colaboradores para aquilo que é mais essencial: o contato humanizado com o hóspede”, afirma. Com uma gestão voltada à inclusão e um time preparado para receber com empatia, os hotéis reforçam sua vocação para o bom atendimento e mostram que hospitalidade de verdade começa pelo respeito às diferenças.”

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