Goiânia – A equipe de manejo Limpa Palhada, do município de Ipameri (GO), realizou o maior abate de javalis registrado em uma única noite no Brasil. No total, 65 animais foram abatidos na madrugada de sexta-feira (15/8) na Fazenda JM8, em Campo Alegre de Goiás.
De acordo com os organizadores, a operação foi realizada de forma legal, com autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e com o descarte dos animais seguindo as normas ambientais em vigor.
Leia também
-
Caçada a javalis no Entorno acaba com homem morto a tiros por cunhado
-
Invasão de javalis e javaporcos em reservas custará R$ 1,1 mi a SP
-
Javali gigante com cerca de 250 kg é abatido por caçadores em MG
-
Vídeo: bombeiros resgatam javali que invadiu açougue em Goiás
Os javalis são considerados uma das maiores pragas do país. Eles causam prejuízos à agricultura, ameaçam espécies da fauna nativa, transmitem doenças e têm alta taxa de reprodução, o que dificulta o controle populacional.
Ameaça
A Associação Brasileira de Caçadores Aqui Tem Javali estima que mais de 1 milhão de javalis precisarão ser abatidos em 2025 para conter os danos causados pela espécie invasora. Em 2024, dados do Ibama apontam cerca de 500 mil javalis abatidos, apesar de retrocessos em políticas de controle, especialmente após a suspensão do uso de armas de fogo na segunda metade de 2023.
Os javalis são responsáveis por prejuízos bilionários à agropecuária nacional. Estima-se que, em áreas infestadas, as perdas possam atingir até 40% da produção agrícola, afetando culturas como milho, soja, feijão, cana-de-açúcar e hortaliças
Além dos impactos na agricultura, os javalis ameaçam diretamente a fauna brasileira — competem por recursos com espécies nativas, destroem ninhos e alcançam animais em risco, como o tamanduá-bandeira ou o tatu-canastra (embora dados específicos sobre essas espécies indiquem tendência de ameaça pela presença da praga).