MAIS

    Nagasaki faz minuto silêncio em memória dos 80 anos da bomba atômica

    Por

    O Japão homenageou neste sábado (9/8) as milhares de vítimas do bombardeio atômico que atingiu Nagasaki 80 anos atrás, em 9 de agosto de 1945.

    Preces foram espalhadas por toda a cidade antes da cerimônia. Nagasaki ficou em silêncio às 11h02, mesmo horário em que a bomba explodiu, informou a NHK Japan World.

    Leia também

    Estima-se que mais de 70 mil pessoas morreram até o final de 1945. Muitos sobreviventes feridos ainda lidam com os efeitos a longo prazo da radiação.

    Uma lista atualizada com os nomes das vítimas foi colocada no memorial. Ela incluiu nomes dos mortos nos últimos 12 meses. O total agora é de 201.942, de acordo com a NHK.

    O prefeito Suzuki Shiro fez uma declaração de paz na qual reconheceu o estado turbulento do mundo:

    “Cessem imediatamente as disputas em que a força se responde com força. Os conflitos em todo o mundo estão se intensificando em um ciclo vicioso de confronto e fragmentação. Se continuarmos nessa trajetória, acabaremos nos lançando em uma guerra nuclear.”

    O primeiro-ministro Ishiba Shigeru afirmou que o Japão liderará os esforços da comunidade internacional para criar um mundo sem armas nucleares.