Durante o 12º Congresso Estadual de Profissionais do Crea-SP e o Colégio de Inspetores de 2025, que ocorreram em 8 e 9 de agosto, o Portal Metrópoles fez a cobertura dos principais painéis, além da produção do videocast “Cidades em Transformação”, em que as jornalistas Vanessa Oliveira e Brenna Farias conversaram com especialistas sobre assuntos como transporte público eficiente, impacto da IA, construção de políticas públicas, entre outros temas.
Leia também
-
Como a IA se tornou essencial para desenvolver cidades inteligentes
-
Programa Cidades Verdes e a engenharia no desenvolvimento sustentável
-
A importância da engenharia nas decisões públicas
-
Como o fortalecimento da engenharia contribui com políticas públicas?
Neste terceiro episódio, a jornalista Brenna Farias bate um papo bem importante para o setor com Bruna Biazzi, engenheira, especialista em transição energética e gerente de Novos Negócios na Necta; e Thiago Roza, engenheiro eletricista e gerente comercial de Soluções de Recarga da BYD, que também integra o comitê de carregadores de veículos elétricos do Crea-SP.
“Quando você pega um pouco do que aconteceu em 2024, o Brasil consumiu quase 200 milhões de litros de diesel por dia, e 23% desse volume é importado. Então, ao descarbonizar a frota pesada, estamos não apenas valorizando o biodiesel produzido no país, mas também reduzindo na veia o maior ofensor do setor de transporte”, ressaltou Bruna.
“A descarbonização está diretamente ligada à saúde pública, então temos investido em tecnologias para que as cidades e a população procurem meios cada vez menos prejudiciais”, ponderou Roza.
Acompanhe a entrevista completa: