As longas horas perdidas no tráfego, uma jornada intensa e cansativa no trabalho, além das obrigatórias 8 horas de sono, podem acabar “roubando” os momentos destinados ao autocuidado. Em rotinas corridas, é comum que, àqueles que possuem cabelos muito longos, acabem deixando a lavagem dos fios para depois. Entretanto, existe uma quantidade ideal — e imprescindível — de vezes que as madeixas devem ser limpas durante a semana.
Leia também
-
Óleos no cabelo: veja como aplicar e remover os produtos dos fios
-
Dermato indica 7 óleos naturais que “salvam” e fortalecem o cabelo
-
Experts revelam como fazer o cabelo crescer de forma saudável e segura
O acúmulo de sujeira pode prejudicar a saúde do couro cabeludo, causando a tão temida queda de cabelo. Segundo a dermatologista Tatiana Sabaneeff a lavagem é fundamental para remover oleosidade, resíduos de poluição, suor e produtos que se acumulam no couro cabeludo. Esses elementos, quando presentes por muito tempo na superfície podem causar descamação, caspa e até a obstrução dos folículos – o que pode agravar os quadros de queda capilar.
“Lavar corretamente mantém o equilíbrio do microbioma do couro cabeludo, evitando o crescimento excessivo de fungos e bactérias que favorecem o surgimento de dermatite seborreica”, reforça a especialista.
Mas afinal, qual o número ideal de lavagens por semana?
Depende do couro cabelo. Assim como a pele do rosto varia entre tipos de derme – oleoso, seco e comum – o couro cabeludo também têm suas variações de oleosidade. Sabaneeff orienta que, aqueles que possuem um escalpo mais oleoso, devem lavar o cabelo em dias alternados. Enquanto as pessoas de cabelo mais seco ou normal podem optar por lavar o cabelo de 2 a 3 vezes por semana.
4 imagens
Fechar modal.
1 de 4
A frequência de lavagem é mais curta para quem tem cabelo oleoso
Svitlana Hulko/Getty Images2 de 4
O ideal é sempre secar o cabelo antes de dormir
Evrymmnt/Getty Images3 de 4
Para àqueles que possuem madeixas longas, o ideal é hidratar
Alto Astral / Reprodução4 de 4
Avaliar o couro cabeludo para saber a periodicidade de lavar os fios. Se for oleoso, pode lavar diariamente
Getty Images
O comprimento do cabelo não faz diferença na hora de considerar o número de lavagens. “O ideal é respeitar a necessidade do couro cabeludo. Quem tem raiz oleosa deve lavar mais vezes, mesmo com cabelo comprido”, reforça Sabaneef.
De acordo com a dermatologista Debora Terra, o que muda com o comprimento é a necessidade de cuidados extras. À exemplo da hidratação das pontas, em caso de fios mais longos. “A lavagem não é só uma questão estética, é um cuidado com a saúde. É a base para que os fios cresçam fortes e bonitos”, descreve a especialista.
Sem tempo para secar as madeixas! Posso dormir com o cabelo molhado?
Jamais. Dormir com o cabelo úmido aumenta significativamente o risco de irritações no couro cabeludo. Terra explica que, ao dormir com o cabelo úmido, a pessoa estará criando um ambiente propício para fungos e bactérias – o que também pode facilitar a formação da caspa.
O atrito do cabelo molhado com o travesseiro também é um problema. O tecido do travesseiro passará toda a noite “esfregando-se” nas madeixas molhadas, o que enfraquecerá o fio úmido, deixando ele mais quebradiço e com frizz. “Por isso, o ideal é sempre secar bem a raiz antes de dormir”, finaliza Terra, que atua na Clínica Terra Cardial.