MAIS

    Aprenda a afiar facas cegas usando truque caseiro barato e simples

    Por

    Não há nada mais frustrante do que descobrir que a faca não está cortando bem no meio do preparo de uma refeição. Nestes casos, apostar em truques caseiros, como o uso do papel alumínio, pode ajudar a solucionar o problema. Embora não substitua a afiação profissional, é uma forma de melhorar o fio das lâminas para o uso imediato, mas é importante não esquecer de investir em uma solução mais duradoura depois.

    Leia também

    Como afiar facas cegas com papel alumínio

    1. Corte um pedaço de papel alumínio.
    2. Dobre-o várias vezes até criar camadas.
    3. Faça cortes com a faca sobre o papel alumínio.

    “Dobrar o papel alumínio cria camadas e uma leve abrasividade. Ao fazer cortes com a faca sobre essa superfície, o alumínio ajuda a remover micro-rebarbas e a realinhar a borda da lâmina”, explica o chef Matheus Camargo, do Juscelino Bar e Restaurante, ao Metrópoles.

    Segundo o profissional, esse é um truque barato, já que exige apenas papel alumínio, e fácil de executar por não precisar de ferramentas especializadas. Apesar de ser útil como solução de emergência ou para manutenção leve, não substitui métodos profissionais.

    Foto colorida de facas - Metrópoles

    Atenção!

    O chef Matheus Camargo recomenda afiar facas cegas com papel alumínio apenas em caso de urgência. Isso porque, para facas que estão levemente cegas ou com bordas mal alinhadas, o método consegue trazer uma melhora perceptível. Em outros casos, o resultado pode ser diferente.

    “Facas de aço mais duro, facas serrilhadas ou aquelas muito danificadas não vão se beneficiar tanto. Em alguns casos, se usado com força ou repetição excessiva, pode causar desgaste irregular ou micro-riscos, principalmente se a lâmina for delicada ou tiver tratamento especial”, explica o chef.

    Alternativas para afiar facas cegas

    De acordo com o chef Matheus Camargo, existem alternativas para manter utensílios domésticos em bom estado. Algumas delas são:

    • Chaira de aço ou cerâmica para retoques regulares.
    • Pedra de amolar para restauração mais profunda.
    • Afiadores manuais ou elétricos, se forem acessíveis.