MAIS

    Bombeiros controlam, em Goiás, maior incêndio ativo no Brasil. Vídeo

    Por

    O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBM-GO) declarou, após 33 dias de trabalho, nesta quinta-feira (11/9), a extinção do que a corporação considera o maior incêndio ativo do país. O fogo atingiu áreas dos municípios goianos de Nova Roma e Monte Alegre de Goiás, no Nordeste do Estado.

    Parte da região que queimou fica próxima ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, norte do estado. A unidade de conservação, no entanto, não foi atingida pelas chamas.

    Embora a área de Cerrado atingida pelas chamas não tenha sido divulgada, foi informado que as chamas iniciaram em quatro focos diferentes e o fogo se espalhou rapidamente pela vegetação que fica em uma região de relevo acidentado, cujo acesso é difícil.

    Desde o início do combate ao fogo, pelo menos 50 bombeiros estiveram envolvidos na ação. A força de trabalho empregada autou em turnos e contou com apoio de brigadas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Prevfogo/ Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), entre outros parceiros.

    Vídeo:

    “Neste incêndio, que foi considerado o maior incêndio ativo do país, foram empregados mais de 50 bombeiros militares, especialistas em combate a incêndios florestais, caminhonetes, drones, aeronaves, todos juntando esforços para debelar este incêndio no dia de hoje”, afirmou o tenente do CBM-GO, Costa Silva.

    O trabalho teve como dificuldade as características do terreno local, formado por paredões de pedras, precipícios e localidades sem estrada, com risco para a integridade das equipes. Uma das preocupações era a possibilidade de que as chamas atingissem a Estação Ecológica de Nova Roma, bem como a possibilidade de que o fogo cruzasse rodovias estaduais e se expandisse para novas áreas.

    Vídeo:

    “Conseguimos, neste combate, resguardar a reserva hídrica que abastece de água potável o município de Nova Roma. Também conseguimos impedir que este incêndio ultrapassasse as rodovias GO-241, GO-118 e GO-112, onde se tratava de terremo de difícil acesso”, disse o tenente Costa Silva.

     

    3 imagensFogo queima vegetação na área rurald e Nova Roma (GO)Trabalho de combate ao fogoFechar modal.1 de 3

    Parte da equipe que atuou no combate ao incêndio

    Corpo de Bombeiros Militar de Goiás2 de 3

    Fogo queima vegetação na área rurald e Nova Roma (GO)

    Corpo de Bombeiros Militar de Goiás3 de 3

    Trabalho de combate ao fogo

    Corpo de Bombeiros Militar de Goiás

    Estatísticas

    Goiás registrou neste ano 2.420 focos de calor, até a quarta-feira (10/9), conforme o monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O número representa uma redução de 49% em relação ao mesmo período do ano passado.

    Leia também

    O Cerrado, por sua vez, vegetação predominante em Goiás, soma 28.452 queimadas, o que significa uma redução de 47% na comparação com os dados do mesmo período de 2024.