Encontrar um cachorro e não acariciá-lo é um gesto quase impossível para algumas pessoas. O comportamento comum traz benefícios para os cães, afinal, a maioria deles adora receber carinhos e afagos. Mas, recentemente, um estudo realizado nos Estados Unidos revelou que a prática também pode ser muito benéfica para os humanos.
Leia também
-
Cães e gatos: brincando ou brigando? Saiba quando você deve interferir
-
Vegetal anti-inflamatório e rico em vitamina C turbina a saúde de cães
-
4 raças de cães de guarda mais indicadas para proteger a sua família
Pesquisadores da Universidade da Flórida, Universidade de Carroll e Universidade de Marquette fizeram um estudo com o intuito de entender o que pode estar por trás do impulso que algumas pessoas têm de interagir com todo e qualquer pet que cruza seu caminho.
A pesquisa mostrou que o hábito é motivado pelos efeitos que acaba trazendo aos humanos. Ao acariciar um animal, mesmo que ele seja um cachorro de rua ou que pertença a outra pessoa, ocorre uma melhora no estado emocional. O contato físico com o cachorro ativa a produção de oxitocina, o famoso hormônio do amor, que traz sensações positivas e de afeto.
O carinho também atua aliviando o estresse imediato, além de oferecer a sensação de acolhimento. O estudo também aponta que a companhia de cães ajuda a regular a pressão arterial e a frequência cardíaca. Como resultados, os indivíduos “ficam com um humor mais relaxado”.
4 imagens
Fechar modal.
1 de 4
Os cães podem expressar afeto de diferentes formas
Getty Images2 de 4
A relação de proximidade entre tutor e pet influencia o bem-estar de ambos
Getty Images3 de 4
A conexão mútua ocorre através do olhar
Getty Images4 de 4
Os animais de estimação desempenham um papel importante para a família
Getty Images
De acordo com os autores do estudo, morar com um cachorro também tem seus benefícios. Um deles é a redução do estresse, diminuindo os níveis de cortisol (hormônio do estresse). Isso contribui para promover uma sensação de calma e relaxamento.
Ana Lisboa, psicanalista e especialista em saúde mental, explica ao Metrópoles que os animais são grandes “aliados” contra a solidão.
“A presença de um pet funciona como um antídoto silencioso contra o isolamento porque oferece companhia genuína e desperta a sensação de pertencimento. O contato libera ocitocina e outros hormônios ligados ao bem-estar, reduzindo o estresse e trazendo alívio imediato”, conclui Ana.
5 imagens
Fechar modal.
1 de 5
O pet traz alegria ao lar
Freepik2 de 5
Cuidar da dieta do seu pet é importante para promover saúde
Lum3n/ Pezels3 de 5
Cuidar adequadamente do animal é missão do tutor
Reprodução/Alto Astral4 de 5
A ração tradicional todos os dias pode parecer pouco atraente para os cães
Reprodução/GettyImages 5 de 5
É preciso ter cuidado com a saúde bucal dos animais
Reprodução/ Freepik