MAIS

    Chá anti-inflamatório pode ajudar a proteger a saúde do fígado

    Por

    Incluir os chás na alimentação é uma ótima forma de cuidar da saúde e do bem-estar. Entre os diferentes tipos e benefícios, existe um que ajuda a proteger o fígado e a retardar o envelhecimento: o chá-verde.

    Leia também

    De acordo com a nutricionista Cibele Santos, o chá verde é considerado uma das bebidas mais saudáveis do mundo. Isso porque contém antioxidantes, nutrientes e compostos bioativos que ajudam a retardar o envelhecimento celular.

    “Esse tipo de chá possui antioxidantes, que combatem os radicais livres, vitaminas do complexo B e vitamina C, e minerais como manganês, zinco e ferro. Suas propriedades ajudam a acelerar o metabolismo, atuando na queima de gordura”, diz Cibele ao Metrópoles.

    A nutricionista afirma que estudos já comprovaram que a cafeína e a L-teanina do chá verde podem melhorar a função cognitiva. “O consumo regular está ligado à redução do risco de doenças cardíacas, diabetes e até alguns tipos de câncer”.

    5 imagensEles podem ser consumidos quentes ou frios Beber chá pode acelerar o metabolismoIncluir o consumo dessa bebida na dieta ainda colabora com a perda de peso A ingestão a longo prazo favorece a eliminação de toxinas do organismo. Lembre-se sempre de consultar um médico ou nutricionista antes de fazer mudanças na dieta Fechar modal.1 de 5

    Os chás favorecem o bem-estar e a saúde do organismo

    Getty Images2 de 5

    Eles podem ser consumidos quentes ou frios

    Getty Images3 de 5

    Beber chá pode acelerar o metabolismo

    Getty Images 4 de 5

    Incluir o consumo dessa bebida na dieta ainda colabora com a perda de peso

    Getty Images5 de 5

    A ingestão a longo prazo favorece a eliminação de toxinas do organismo. Lembre-se sempre de consultar um médico ou nutricionista antes de fazer mudanças na dieta

    Getty Images

    Como preparar o chá verde

    • Aqueça água até quase ferver (cerca de 80-85°C).
    • Adicione uma colher de sopa de folhas de chá verde por xícara.
    • Deixe em infusão por 2-3 minutos.
    • Evite excessos para não amargar.
    • Adoce a gosto, se preferir.

    Segundo a nutricionista Cibele Santos, o melhor horário para consumir o chá verde é de manhã ou antes dos treinos. Ela não recomenda o consumo noturno, pois pode afetar o sono.

    “Se quiser emagrecer, consuma 3 a 4 xícaras por dia para ter melhores resultados. Beba antes das refeições para auxiliar no controle do apetite. Vale lembrar que adicionar o chá verde à rotina pode trazer diversos benefícios, especialmente para quem busca emagrecer de forma saudável”, conclui a expert.