Rico em óleos essenciais, como cineol e terpineol, o cardamomo oferece “efeitos terapêuticos no sistema digestivo”. Quem explica é a nutricionista Ingrid Albuquerque. De acordo com a especialista em saúde intestinal, o chá da especiaria ajuda na digestão e no alívio de desconfortos gastrointestinais.
Leia também
-
Além do chá de canela: 3 bebidas que podem ser perigosas para grávidas
-
Nutri ensina a preparar chá anti-inflamatório que turbina a imunidade
-
Chá anti-inflamatório pode ajudar a proteger o fígado e o intestino
-
O que colocar no chá verde para potencializar a ação anti-inflamatória
Segundo a expert, o chá de cardamomo contribui para a redução da formação de gases no intestino, além de facilitar a eliminação deles. “Isso ocorre porque os óleos essenciais estimulam a produção de enzimas digestivas, melhorando o processo de digestão e reduzindo o inchaço abdominal“, argumenta.
O chá de cardamomo favorece a redução de gases
LittleBee80/Getty Images
Ferro, magnésio e vitaminas estão entre os ativos presentes na especiaria
Aleksandr Zubkov/Getty Images
As sementes englobam propriedades capazes de auxiliar na digestão
Westend61/Getty Images
Esse chá ajuda a melhorar o sistema imunológico
Getty Images
Entre os minerais presentes no chá de cardamomo, constam o cálcio, magnésio, ferro e potássio, segundo elenca Ingrid. “Há também compostos antioxidantes, que favorecem o combate ao estresse oxidativo no organismo”, emenda a nutricionista.
Vale destacar que o chá de cardamomo também oferece ação positiva sobre o sistema respiratório. “Pode auxiliar na melhora de tosses e secreções”, salienta. Ingrid frisa sobre a especiaria ajudar a fluidificar secreções e, por isso, tende a aliviar congestão nasal e a tosse. Outra propriedade da infusão é o potencial antimicrobiano natural.
Fonte de antioxidantes, a bebida tende a contribuir com a saúde cardiovascular e a imunidade. “Fortalece o sistema imunológico ao ajudar o corpo a responder melhor a infecções virais e bacterianas comuns em gripes e resfriados”, pontua.
Preparo do chá, conforme a nutricionista
- Coloque de três a quatro sementes de cardamomo levemente amassadas em uma xícara de 200ml de água quente.
- Deixe em infusão por cerca de 10 minutos, coe e consuma.
- O sabor é levemente adocicado e aromático, podendo ser combinado com gengibre, canela ou até chá verde, potencializando os benefícios.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.