Equipes do Instituto Biopesca encontraram 135 pinguins mortos nas praias da Bacia de Santos, no litoral de São Paulo, na última semana. De acordo com o instituto, que conduz um projeto de monitoramento estruturado pela Petrobras, ao menos 30 pinguins-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) foram encontrados, somente nesta segunda-feira (8/9). A maioria dos registros aconteceu em Itanhaém, embora casos em Peruíbe e Praia Grande também tenham sido registrados.
3 imagens
Fechar modal.
1 de 3
135 pinguins foram encontrados mortos em praias da Bacia de Santos apenas em setembro
Divulgação/Instituto Biopesca2 de 3
Apesar de expressivo, o número ainda é considerado como dentro da normalidade
Divulgação/Instituto Biopesca3 de 3
Pinguins-de-Magalhães estão em período migratório em busca de águas mais quentes e alimento na costa brasileira
Divulgação/Instituto Biopesca
Segundo o instituto, uma das hipóteses para a morte dos animais é a frente fria que chegou ao litoral no início do mês. Além disso, os pinguins da espécie estão em período migratório, o que pode contribuir para mortes por desnutrição e desidratação. A captura por redes de pesca é outra hipótese. Como todos os animais foram encontrados em estado avançado de decomposição, identificar as causas das mortes é mais difícil.
Leia também
-
Temporada de pinguins: mais de 700 são achados mortos no litoral de SP
-
Encalhe em massa: mais de 350 pinguins são encontrados mortos em SP
-
Por que os pinguins não vivem nem visitam o Hemisfério Norte?
-
Casal de pinguins do mesmo sexo choca ovo de espécie em extinção
O dia 1º de setembro teve o maior número de registros, com 71 animais encontrados. A quantidade total de 135 casos corresponde aos oito primeiros dias do mês. Embora a quantidade de ocorrências seja expressiva, ainda está dentro da normalidade.
O que fazer ao encontrar pinguins na praia
- Ao avistar um pinguim na praia, é preciso acionar os órgãos ambientais, como é o caso do Instituto Biopesca.
- Também é importante manter distância e afastar pessoas e animais domésticos.
- Outra recomendação muito importante é não colocá-los na água, no freezer, na geladeira, no cooler ou em qualquer outro ambiente gelado, já que eles estão com a temperatura corporal baixa.
- Alimentar ou tocar nos animais também é inadequado.
O período de migração dos pinguins-de-magalhães ocorre durante o inverno no Brasil. Eles deixam suas colônias na Patagônia (Argentina e Chile) em busca de alimento nas águas mais quentes da costa brasileira.