Suplementos prometem fortalecer e acelerar o crescimento dos fios, mas, segundo a médica especialista em Medicina Capilar Alexandra Lopes, eles funcionam apenas quando há deficiências nutricionais identificadas. Fora disso, o uso indiscriminado pode trazer mais riscos do que benefícios.
Leia também
-
Por que algumas pessoas têm cabelos brancos prematuramente? Expert diz
-
Cabelos brancos: como evitar frizz, amarelado e ressecamento dos fios
-
Faça em casa tônico que cobre cabelos brancos e fortalece os fios
-
3 óleos naturais estimulam o crescimento dos cabelos e nutrem os fios
Um dos compostos mais populares nesses produtos é a biotina, uma vitamina do complexo B. A especialista esclarece que ela pode, sim, ajudar no crescimento e no fortalecimento dos fios — mas somente em casos específicos. “A biotina é eficaz quando há deficiência comprovada por exames. Se os níveis estiverem normais, suplementar não traz resultado relevante”, afirma.
Outro ponto de atenção é o consumo sem orientação médica. Segundo Alexandra, o excesso de vitaminas pode sobrecarregar o organismo e mascarar problemas de saúde, “O uso indiscriminado de suplementos pode causar efeitos colaterais e dificultar diagnósticos. É um risco que muitas vezes as pessoas não consideram.”
A alimentação equilibrada, rica em ferro, zinco e vitaminas do complexo B, é a base mais segura e eficaz para a manutenção da saúde e resistência dos fios
Antes de pensar em cápsulas, é fundamental olhar para o que vai no prato. A especialista da Onne Clinic reforça que a base da saúde capilar está na alimentação. “Uma dieta rica em ferro, zinco, proteínas e vitaminas do complexo B oferece os nutrientes que o cabelo precisa para crescer forte e resistente”, explica.
4 imagens
Fechar modal.
1 de 4
O ovo é um dos alimentos que são ideais para o crescimento capilar
Getty Images2 de 4
Fazer o cabelo crescer mais rápido não depende apenas de shampoos caros ou receitas caseiras populares
Getty Images3 de 4
Cuidados com cabelo podem liberar poluição invisível no ar
Getty Images4 de 4
Lavar o cabelo com frequência evita a queda capilar
Getty Images
Segundo Alexandra, sinais como queda persistente, afinamento dos fios, quebra frequente, unhas frágeis e alterações na pele podem indicar deficiência nutricional. “Esses sintomas devem ser avaliados por um profissional. O diagnóstico correto é essencial para o tratamento seja eficaz e seguro”, conclui.