Dois homens, apontados como integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), foram presos nesta quarta-feira (17/9) pela Polícia Civil (PCDF). Um deles foi detido em Samambaia, e o outro, no Recanto das Emas.
Eles são acusados de participar de uma tentativa de homicídio que ocorreu em fevereiro deste ano. A investigação revelou uma complexa rede de comunicação entre os acusados, baseada em aplicativos de mensagens, com rígida disciplina e divisão de tarefas.
Segundo a diligência, a tentativa de homicídio não foi um ato isolado, mas parte de um modus operandi organizado pelo PCC, que inclui a autorização da cúpula da facção, a preparação logística, obtenção da arma de fogo, o uso de veículos para fuga e a destruição de provas.
Leia também
-
O que é Sintonia dos 14 do PCC, que “sentenciou” ex-delegado à morte
-
Promotor que investiga o PCC cogita asilo político após aposentadoria
-
A rotina de tensão do promotor jurado de morte pelo PCC
A Seção de Crimes Violentos (SICVIO) da 27ª Delegacia de Polícia (Recanto das Emas) concluiu que a motivação do crime foi a rivalidade entre facções: a vítima era ligada ao Comando Vermelho (CV).
Segundo a PCDF, a arma já foi utilizada em pelo menos sete outros crimes com o mesmo modus operandi, em diversas regiões do DF. Os acusados responderão por tentativa de homicídio qualificado e organização criminosa.
Durante o cumprimento dos mandados judiciais, os agentes da 27ª DP (Recanto das Emas) localizaram outro indivíduo, também faccionado do PCC, com mandado de prisão em aberto.