Portal Estado do Acre Notícias

Não é cranberry! Fruta popular ajuda a prevenir infecções urinárias 

nao-e-cranberry!-fruta-popular-ajuda-a-prevenir-infeccoes-urinarias 

Não é cranberry! Fruta popular ajuda a prevenir infecções urinárias 

Quando se fala em fruta poderosa para a saúde, a goiaba se destaca por ser extremamente nutritiva e acessível. Além de ser reconhecida como a fruta mais proteica — com cerca de 2,6 gramas a cada 100 gramas —, ela ainda reúne altos níveis de vitamina C, antioxidantes e compostos fenólicos que podem ajudar na prevenção de infecções urinárias.

Leia também

Segundo a nutricionista Cibele Santos, esses compostos possuem propriedades antimicrobianas que contribuem para acidificar a urina. “O consumo regular da fruta torna o ambiente menos favorável à proliferação de bactérias, o que pode ajudar a prevenir infecções”, explica.

 

3 imagensFechar modal.1 de 3

A casca da goiaba contém antioxidantes poderosos, como os flavonoides e a vitamina C

Gettyimages2 de 3

A fruta ajuda a prevenir infecções de urina devido a propriedade antimicrobianas que ajudam a acidificar a urina

Getty Images3 de 3

Em cada 100 gramas de goiaba, há cerca de 2,6 gramas de proteína

Pexels

Entenda

Outros benefícios da fruta para a saúde

Além de atuar na prevenção das infecções urinárias, a goiaba oferece vantagens adicionais. “As fibras presentes auxiliam na digestão, enquanto o licopeno — antioxidante natural — ajuda a reduzir o risco de câncer de próstata”, afirma Cibele Santos.

Fazer atividade física é essencial para manter a saúde

O sistema imunológico também sai ganhando com o consumo da fruta. Em entrevista anterior ao Metrópoles, a nutricionista Juliana Andrade destacou ainda o baixo índice glicêmico da goiaba, tornando-a uma ótima opção para pessoas que precisam controlar os níveis de açúcar no sangue.

Embora seja considerada segura para a maioria, Cibele faz um alerta: pessoas com problemas gastrointestinais ou propensas a alergias a frutas devem ter atenção redobrada. “Nesses casos, o ideal é buscar orientação profissional antes de incluir a fruta na rotina”, recomenda.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Sair da versão mobile