MAIS

    “No shape”! Vitória-régia sustenta 83 kg e ganha concurso nos EUA

    Por

    O Jardim Botânico de Denver, nos Estados Unidos, realizou um concurso internacional para saber qual vitória-régia aguenta mais peso. A planta do Bok Tower Gardens, na Flórida, se sagrou campeã do Waterlily Weigh-Off 2025, sustentando 83 kg em tijolos na sua estrutura.

    Leia também

    A ideia do torneio é bem simples: empilhar o máximo de objetos em cima da vitória-régia sem que ela afunde e ver até onde vai sua força. Vários objetos são utilizados nos testes, indo de garrafas de bebidas até tijolos, como no caso da vencedora.

    O campeonato foi realizado entre 18 a 24 de agosto, contando com 48 postulantes de nove países diferentes. Esta foi a terceira edição da competição inusitada.

    “A ideia começou como uma tentativa de divulgar outros jardins. Mas, assim que começou a receber visualizações, decolou de verdade e outros jardins aderiram rapidamente depois que postamos nosso primeiro vídeo”, conta a gerente-assistente de engajamento do Jardim Botânico de Denver, Vanessa Callahan, em entrevista ao portal norte-americano KMGH-TV.

    Atrás da vitória-régia vencedora, ficaram um nenúfar gigante (Victoria amazonica) do Jardim Botânico do Missouri, que sustentou 82,5 kg, e uma espécie do Jardim Botânico de Huntsville, no Alabama, que aguentou 80 kg. A representante dos organizadores do evento decepcionou e segurou apenas 22,5 kg sem afundar.

    Veja o vídeo da competição

    O Jardim Botânico de Denver afirma que espécies como Victoria amazonica, Victoria cruziana e suas misturas híbridas podem chegar a três metros de diâmetro. Redes de nervuras grossas e bolsas de ar nas estruturas internas das folhas garantem a flutuabilidade e resistência da planta.

    Na parte de baixo, elas possuem características especializadas para sobrevivência e domínio na água. As vitórias-régias apresentam espinhos afiados e causam muita dor caso atinjam a superfície da pele. “Eles atravessam luvas, calças jeans e perneiras se você bater neles com força suficiente”, explica Vanessa.

    Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!