Portal Estado do Acre Notícias

ONU: EUA intercepta rede que envia 30 milhões de mensagens por minuto

onu:-eua-intercepta-rede-que-envia-30-milhoes-de-mensagens-por-minuto

ONU: EUA intercepta rede que envia 30 milhões de mensagens por minuto

O Serviço Secreto dos Estados Unidos desmantelou, nesta terça-feira (23/9), uma rede ilícita de dispositivos eletrônicos na região de Nova York, capaz de interromper a rede celular e enviar 30 milhões de mensagens de texto por minuto, enquanto líderes mundiais se preparavam para se reunir, nas proximidades, para a Assembleia-Geral anual da Organização das Nações Unidas (ONU).

Segundo autoridades norte-americanas, a rede de comunicações anônimas contava com mais de 1 mil cartões SIM e 300 servidores, capazes de interferir nos serviços de resposta a emergências e de viabilizar comunicações criptografadas.

Os dispositivos estavam concentrados a menos de 56 quilômetros da reunião da Assembleia-Geral das Nações Unidas.

Assembleia-Geral

Os dispositivos têm capacidade para realizar ampla variedade de ataques de telecomunicações, incluindo a desativação de torres de telefonia celular, a execução de ataques de negação de serviço e a facilitação de comunicações anônimas e criptografadas entre potenciais agentes de ameaça e organizações criminosas.

As investigações iniciais revelam comunicações entre agentes de ameaças de Estados-nação e indivíduos previamente identificados pelas autoridades federais.

Segundo o diretor do Serviço Secreto dos EUA, Sean Curran, a investigação continua e aponta possíveis ameaças.

“O potencial de interrupção das comunicações do nosso país representado por esta rede de dispositivos é inestimável”, pontuou Curran.

De acordo com o Serviço Secreto dos EUA, a rede de dispositivos estava localizada em toda a área dos três estados de Nova York. A investigação continua em andamento.

Sair da versão mobile